Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.9 ° C
31.9 °
30.9 °
79 %
4.1kmh
40 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMetro Ligeiro registou em 2022 a menor receita de bilheteira durante cinco...

      Metro Ligeiro registou em 2022 a menor receita de bilheteira durante cinco anos de operação

      O ano passado foi o período em que o Metro Ligeiro de Macau registou as receitas de bilheteira mais baixas e o menor volume anual de passageiros transportados desde a sua operação.

      A Sociedade do Metro Ligeiro de Macau, S.A. divulgou ontem em Boletim Oficial o seu relatório de Exercício do ano passado, onde revela que as receitas de bilheteira do serviço público de transporte de passageiros por metro ligeiro, no ano de 2022, foram cerca de 937.511 patacas.

      Em comparação com o balanço financeiro registado em 2021, quando se totalizaram receitas de bilheteira de cerca de 2,84 milhões de patacas, o Metro Ligeiro marcou uma quebra das receitas de bilheteira de 67% em termos anuais. Já as receitas com a venda dos bilhetes do serviço de transporte de passageiros em 2020 foram de 2,98 milhões de patacas.

      A circulação foi cerca de 45 mil viagens, tendo-se registado mais de 490 mil passageiros. É de notar que, segundo os relatórios anteriores da companhia, foram registados 500 mil passageiros no ano anterior, 1,05 milhões de passageiros em 2020 e 662 mil passageiros em 2019.

      Recorde-se que a operação do Metro Ligeiro iniciou-se em Dezembro de 2019, com a entrada em funcionamento da Linha da Taipa do Metro Ligeiro, que é a primeira linha do transporte por carril em operação em Macau.

      O Metro Ligeiro sofreu duas vezes a suspensão da operação ao longo do ano passado. Os trabalhos de execução da obra de substituição dos cabos eléctricos de alta tensão de 22kV em toda a linha do Sistema de Metro Ligeiro obrigaram a linha a suspender a operação de Outubro de 2021 até a Abril de 2022 e, por outro lado, o serviço de transporte da linha foi também suspenso de 11 a 23 de Julho de 2022, devido ao impacto da pandemia e em coordenação com as exigências de prevenção epidémicas impostas pelo Governo.

      De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Metro Ligeiro de Macau, S.A., Ho Cheong Kei, a companhia continuou a desenvolver as fontes de receita, taiscomo o arrendamento de espaços para a colocação de máquinas de venda automática e de equipamentos bancários e de prestação de serviços de telecomunicações. Para além disso, houve novos projectos de aluguer de carruagens para a realização de filmagens, e do arrendamento de parques de estacionamento.

      Foram simultaneamente desenvolvidos os trabalhos e serviços de agenciamento de publicidade nas estações do Metro Ligeiro, nas passagens superiores para peões e nas plataformas, e os trabalhos e serviços intermediários de arrendamento de lojas dos centros modais de transportes, concluiu Ho Cheong Kei.