Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
30.9 ° C
31.9 °
30.9 °
84 %
3.1kmh
20 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaCuppaCoffee lança pão-de-ló de Alfeizeirão em Macau  

      CuppaCoffee lança pão-de-ló de Alfeizeirão em Macau  

       

      O típico bolo pão-de-ló de coração meloso, que tanto agrada a portugueses, mas não só, vai começar a ser vendido nas lojas do CuppaCoffee. Os proprietários celebram um ano de nova gerência da padaria Nata e cafés de Macau e Taipa com o lançamento desta iguaria portuguesa que foi adaptada ao gosto local, mas que continua fiel à versão de Alfeizeirão.

       

      O estabelecimento CuppaCoffee vai passar a ter Pão-de-Ló nas suas vitrines de bolos para consumo local ou encomendas. A nova adição deste famoso bolo às já existentes opções de pastelaria tradicional portuguesa é feita em jeito de celebração dupla, por ocasião do dia 10 de Junho, dia de Portugal e das comunidades portuguesas, e para marcar o primeiro aniversário da parceria entre João Encarnação e Nicole Massa Helm, que há um ano adquiriram a padaria Nata e as suas lojas CuppaCoffee de Macau e Taipa.

      De acordo com os proprietários, a equipa da padaria baseou-se no estilo de pão-de-ló de Alfeizeirão e, após cerca de três meses a “aperfeiçoar a receita”, conseguiram obter uma versão “mais adequada ao palato local e asiático, embora respeitando a história e herança europeias” do bolo. Relembrando a lenda à volta desta versão singular do clássico pão-de-ló português, os responsáveis pela padaria Nata recordam que foi no Mosteiro de Santa Maria de Cós que, por altura de uma visita do Rei Carlos I, lhe foi servido por engano uma fatia de pão-de-ló mal cozido, que era “tão divinal no sabor e textura, que o rei ficou maravilhado e deu o seu selo de aprovação a esta receita ‘acidentalmente’ melhorada”.

      O Pão-de-ló de Alfeizeirão é conhecido pelo seu característico centro meloso, com uma textura semelhante à de ovos moles, que contrasta com o bolo fofo e ligeiro típico do pão-de-ló genérico. “Ao cortar o coração do bolo, um riacho de recheio semelhante a doces de ovos lentamente vai-se soltando, envolvendo a base do bolo, e deixando o bolo esponjoso e leve do exterior ser acariciado pelo recheio cremoso a cada dentada que se dá”, descrevem.

      João Encarnação e Nicole Massa Helm esclarecem que este produto único será confeccionado diariamente em quantidades reduzidas para consumo nos estabelecimentos CuppaCoffee, mas que também se pode encomendar para takeaway. O pão-de-ló poderá ser adquirido em dois formatos: para “partilhar” (18 cm) ou “individual” (9cm). Para provar estes bolos basta ir à loja de Macau nos lagos Nam Van ou da Taipa, na Rua do Cunha, a partir as 15h30, ou também é possível fazer encomendas através da página macaubakery.com.

      A padaria Nata e CuppaCoffee existem no território desde 2006, e são apreciadas pela comunidade de expatriados, com uma oferta variada de bebidas e comidas, desde cafés e chás a pastelaria, padaria, e refeições ligeiras. No fim de 2021, a antiga proprietária Cristiana Figueiredo anunciou o fecho dos seus estabelecimentos por não conseguir resistir às pressões da crise que se viveu nos anos da epidemia. Posteriormente, João Encarnação e Nicole Massa Helm adquiriram o nome e as lojas e, no início de 2022, voltaram a dar vida a estes estabelecimentos para poderem “continuar a servir a comunidade local”. O conhecido advogado e a empresária afirmam que têm tido “sucesso na transferência de propriedade da antiga dona portuguesa e que vão continuar a desenvolver esta cadeia de padarias e café local, e levá-la ao próximo nível”.