Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
20 %
Ter
29 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeUPM atribui grau de Doutor Honoris Causa a Chen Guoliang

      UPM atribui grau de Doutor Honoris Causa a Chen Guoliang

      A Universidade Politécnica de Macau (UPM) atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa ao cientista e membro da Academia Chinesa de Ciências Chen Guoliang. A instituição explica que a distinção se deve aos seus “excelentes resultados académicos, bem como pelo seu grande contributo para o desenvolvimento social e educativo”. A distinção foi atribuída por Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura.

      Im Sio Kei, reitor da UPM, elogiou o laureado, referindo que se trata de um especialista em algoritmo paralelo a nível nacional e em computação de alto desempenho e cientista líder na respectiva área, “detentor de uma influência e posição elevadas no meio académico e educacional a nível nacional e internacional”. O reitor fez votos de que no futuro a UPM possa reforçar a cooperação e o intercâmbio com Chen Guoliang nos âmbitos da investigação científica e da inovação tecnológica, no sentido de em conjunto se dedicarem à formação de quadros altamente qualificados na área da inovação tecnológica.

      Chen Guoliang é um membro da Academia Chinesa de Ciências; Professor Catedrático e orientador de doutoramento da Universidade de Ciência e Tecnologia da China; Director do Centro Nacional de Alto Desempenho; foi premiado da 1.ª edição do Prémio Nacional para Professores Famosos em Ensino das Instituições de Ensino Superior; foi Director da Comissão de Orientação Pedagógica do Ministério da Educação da China para Cursos Básicos de Informática das Instituições de Ensino Superior e assumiu a liderança de vários projectos de investigação científica, tais como o Programa Nacional 863, o Programa Nacional “Escalada”, o Programa Nacional 973 e a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, entre outros; criou o primeiro Centro Nacional de Computação de Alto Desempenho; e criou uma base científica e pedagógica a nível nacional de algoritmos paralelos. No campo da investigação e aplicação sobre algoritmos paralelos e computação de alto desempenho, tem obtido êxitos sistemáticos e criativos e conseguiu dar contributos significativos.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau