Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
34.3 ° C
34.3 °
34.3 °
77 %
6.1kmh
90 %
Ter
34 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoMotociclista Raul Torras Martínez morre na Ilha de Man

      Motociclista Raul Torras Martínez morre na Ilha de Man

       

      Piloto espanhol de 46 anos esteve a competir em Macau na 54.ª edição do Grande Prémio de Motos no passado mês de Novembro, onde ficou na oitava posição com a sua Honda CBR 1000. Raul Torras Martínez morreu depois de ter registado a sua volta mais rápida no TT Mountain Course na Superstock Race, com uma volta a uma velocidade média de 125,470 mph. O motociclista é a 267.ª morte da história do circuito.

       

      O piloto espanhol Raul Torras Martínez não resistiu aos ferimentos e morreu na passada terça-feira devido a um acidente sofrido no sector Alpine do circuito durante a prova nocturna da classe Supertwin do Tourist Trophy na Ilha de Man. O experiente motociclista de 46 anos foi a primeira morte da edição deste ano do tradicional evento, considerado um dos mais perigosos do mundo. O motociclista é a 267.ª morte da história do circuito.

      Natural de Sant Hilari Sacalm, na província de Girona, Raul Torras Martínez tinha um vasto currículo não apenas na Ilha de Man, onde corria desde 2017, mas também no endurance espanhol, no North West 200, no Grande Prémio do Ulster e ainda no Grande Prémio de Macau onde participou algumas vezes, a última das quais em Novembro de 2022, onde terminou na oitava posição com a sua Honda CBR 1000.

      Em comunicado, a organização lamentou “profundamente” o sucedido, lembrando que o piloto, antes de perder a vida, havia registado a sua volta mais rápida no TT Mountain Course na Superstock Race, com uma volta a uma velocidade média de 125,470 mph, garantindo um 20º lugar. “Raul foi o espanhol mais rápido a ter feito uma volta no circuito TT. Transmitimos a mais profunda solidariedade à família, amigos e entes queridos de Martinez. Ele era um membro incrivelmente popular da família ‘paddock’ com um sorriso contagiante”, pode ler-se, referindo ainda o comunicado que “no total, Raul competiu em 21 corridas de TT e as suas performances renderam-lhe um total de 18 Réplicas de Bronze”.

      A Ilha de Man é um circuito perigoso. No ano passado, pai e filho perderam a vida durante a competição. Roger Stockton, 56 anos, e o passageiro Bradley, 21 anos, de Crewe, morreram após um incidente em Ago’s Leap na última volta da segunda corrida de sidecar.

      No mês passado, Gary Thompson, director do TT da Ilha de Man, afirmou à Sky News que os pilotos precisam aceitar os riscos, insistindo que a organização tudo faz para melhorar a segurança. “Os pilotos inscrevem-se e conhecem esse risco. E, quase para eles, esse é o desafio. Para nós, gerenciamos esse risco sem eliminar esse desafio”, considerou o responsável.

      A TT da Ilha de Man é uma corrida de motociclismo realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, uma comunidade autónoma situada no mar entre a Irlanda e a Grã-Bretanha. O tradicional evento acontece desde 1907, normalmente entre os meses de Maio ou Junho, e é frequentemente chamada de corrida morte. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, as corridas foram canceladas.