A cantora italiana de jazz Viviana Zarbo, nascida em Sicília, mas radicada em Zhuhai, junta-se, em quarteto, com o pianista João Mascarenhas, o baixista Johnny Yau e o baterista Luís Bento, para um espectáculo de músicas de fusão que misturaram os ritmos emocionantes do jazz, swing, blues e bossa nova, amanhã, dia 6 de Junho, pelas 20h, no Teatro Dom Pedro V.
Uma plateia interessada é o que a organização espera na sala mais emblemática do território, até porque o concerto é gratuito. Promovido e organizado pela smallWORLD Experience e pela SomBento, o “Quarteto de Viviana” viajou por uma mistura de clássicos de sucessos norte-americanos, brasileiros e italianos, “cada um escolhido a dedo para oferecer um toque de entretenimento de alta energia”, conforme fez notar a organização em nota de imprensa.
Viviana Zarbo nasceu em Sicília, na Itália, mas, mais tarde, foi viver para o Reino Unido, onde se formou na The American Musical Theatre Academy of London. Actualmente a residir em Zhuhai, na China continental, a cantora é uma artista versátil cuja formação em teatro musical enriqueceu e aprimorou o seu jazz naturalmente multifacetado, tendo começado a enveredar por esse caminho precisamente em terras de Sua Majestade.
Estreou-se e passou por locais de grande revelo musical em Londres, de onde se destacam The Pheasantry, The 606 Jazz Club, The Crazy Coqs, Ronnie Scott’s Upstairs, Hilton Bankside, Morton’s Club, entre muitos outros locais, e recebeu, ao longo da sua carreira, diversas críticas positivas com especial revelo no Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia.
No seu país apresentou o seu repertório de jazz no Teatro Belloni, Teatro della Concordia, Teatro Salvini, Teatro Arrigoni, Teatro Petrella, Teatrino di Vetriano, entre muitas outras salas de espectáculo.
Actuou em diferentes musicais e peças de teatro como “Evita”, “Cleópatra”, “L’angelo e la fiammiferaia”, “Signori si va in scena”; “Funny Love”, “Il cielo è sempre più blu”, “Nostos” e em digressão internacional por Itália, EUA, Alemanha e Brasil com o musical “The Dreamboat”.
Inspirada nas grandes divas do jazz e nas actrizes da chamada era de ouro do Cinema como Ella Fitzgerald, Billy Holiday, Sarah Vaughan, Anita o’Day, Elis Regina, Julie London, Marilyn Monroe e Judy Garland, entre muitas outras, Viviana Zarbo apresenta um elegante cancioneiro norte-americano com um toque de sons mediterrâneos derivado das suas raízes italianas.
O portal Jazz.co.uk chamou-a, em tempos, “charmosa e com uma verdadeira paixão por contar histórias” . Para aquele espaço de divulgação do jazz, Viviana Zarbo “sabe muito bem como prender uma audiência, definitivamente a alma do negócio”.
Lançou, em tempos, o single “Buonasera Signorina”, uma versão sua do clássico italiano, e, mais recentemente, o álbum “Take Away”, inspirado nas grandes divas do jazz, que é uma colecção das canções favoritas de Viviana que se tornaram a base do seu desenvolvimento artístico e pessoal.