Edição do dia

Sábado, 30 de Setembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
74 %
3.6kmh
20 %
Sáb
29 °
Dom
30 °
Seg
29 °
Ter
29 °
Qua
31 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade “Vencendo a Poluição do Plástico” com mais de 3.900 pontos de reciclagem...

      “Vencendo a Poluição do Plástico” com mais de 3.900 pontos de reciclagem e campanhas de sensibilização

       

      Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente que se celebra hoje, a Direcção dos Serviços de Protecção Ambiente (DSPA) organizou na passada quinta-feira à tarde na Praça de Amizade um “festival” para celebrar a data, com várias actividades de sensibilização para as questões de conservação energética, e redução e reciclagem de resíduos.

      Dos vários esforços que a DSPA tem vindo a fazer, uma das mais recentes medidas tem sido a criação nos últimos anos de mais de 3.900 postos de reciclagem distribuídos um pouco por toda a cidade, algo que, de acordo com o departamento de protecção do meio ambiente, permitiu que as populações nos últimos anos começassem a fazer mais reciclagem. No evento de quinta-feira foram entregues prémios e certificados de agradecimento a escolas que incentivam os alunos a usar os pontos de reciclagem existentes nos estabelecimentos de ensino e na cidade.

      O encontro, organizado juntamente entre os departamentos ambientais de Macau, e de 11 províncias e cidades da Grande Baía, contou com o apoio de serviços públicos, associações locais, complexos de entretenimento e hotéis, e outras instituições.

      Nas várias tendas destinadas a actividades lúdicas e educacionais distribuídas pela Praça da Amizade, havia uma área de exposição de equipamentos electrónicos e eléctricos recolhidos, e um posto de recolha temporário que funcionava como um exemplar-modelo do Programa de Pontos Verde “para que os cidadãos pudessem conhecer as informações sobre a protecção ambiental e fazer a separação de materiais para reciclagem”, esclareceu a DSAL em comunicado.

      À semelhança do que decorreu em Hong Kong, recorde-se que em 2019 foi lançada em Macau a campanha de “Restrições ao Fornecimento de Sacos de Plástico”, em que se passou a cobrar uma taxa de uma pataca por quem necessitasse de usar sacos de plásticos dos estabelecimentos de restauração e lojas comerciais, medida que segundo a DSPA “produziu certos efeitos, já tendo sido criado, de um modo geral, um ambiente social em prol da redução de plástico”.

      As celebrações locais do Dia Mundial do Ambiente continuam hoje à noite com um convite a desligar as luzes durante uma hora, das 20h30 às 21h30. Mais informações sobre a actividade “Vestuário Informal de Verão – Vamos Todos Conservar Energia!” de 7 de Junho a 31 de Agosto, e o sorteio da actividade de “Poupança de Energia – Acção de Conservação de 5% de Energia” de Setembro a Dezembro estão disponíveis na página da DSPA ou através do telefone 28762626.

      A campanha internacional de protecção do meio ambiente, que há 40 anos foi criada pelas Nações Unidas com o intuito de aumentar a consciência para as questões ambientais, este ano é acolhida pelo país anfitrião Costa do Marfim sob o lema “Vencendo a Poluição do Plástico, e o hashtag “#beatplasticpollution”.

       

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau