O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, teve, no final da passada semana, na Sede do Governo, um encontro com o governador da província de Shandong, Zhou Naixiang, e respectiva comitiva, revelou o Gabinete de Comunicação Social (GCS) em nota de imprensa.
Ho Iat Seng reuniu-se na Sede do Governo com o governador da província de Shandong, Zhou Naixiang, e respectiva comitiva. Durante a reunião ambos os líderes trocaram opiniões sobre a intensificação da cooperação e intercâmbio entre Macau e Shandong, bem como a diversificação económica adequada, entre outras temáticas.
Ho Iat Seng gradeceu a atenção e apoio que a província de Shandong tem prestado à RAEM e explicou que o Governo que lidera “está a adoptar a estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada ‘1+4’”, acrescentando que a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin “está também empenhada em desenvolver indústrias novas que visam promover a diversificação económica adequada de Macau, no intuito de impulsionar o progresso da estrutura sectorial de Macau, em termos de qualidade e de nível”.
O Chefe do Executivo de Macau referiu que o número de visitantes tem aumentado significativamente e que o Executivo “tem realizado campanhas de promoção turística no Interior da China e no estrangeiro, por forma a atrair mais visitantes e incentivar o consumo turístico”. Recordou ainda a Zhou Naixing que, este mês, “será realizado na cidade de Qingdao, na província de Shandong, a ‘Semana de Macau’, onde serão reflectidos os elementos característicos e diversificados da RAEM, no âmbito da cultura e turismo, comércio, desporto e entretenimento”. “Acredito que Macau e Shandong terão ainda mais oportunidades de cooperação e maior espaço para desenvolvimento a nível do turismo, ‘big health’, finanças modernas, entre outras vertentes”, notou.
Por sua vez, Zhou Naixiang sublinhou que a cooperação entre os dois territórios “vem de longa data, com uma base muito bem consolidada, tanto em termos de turismo, economia e comércio, medicina tradicional chinesa, como na área da educação, entre outras”.
O governante da província de Shandong, que é a segunda mais populosa província chinesa atrás de Guangdong que lidera esse ranking há diversos anos, pontuou ainda o facto de que as empresas de Shandong têm participado, durante vários anos consecutivos, na Feira Internacional de Macau (MIF), “aproveitando a plataforma de RAEM para explorar e desenvolver a cooperação económica e comercial e o intercâmbio cultural com os países de língua portuguesa”. O mesmo responsável sublinhou, igualmente, que a colaboração entre Shandong e Macau, nas várias vertentes, “está a ser aprofundada de forma constante”.