A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) realizou, recentemente, uma visita de intercâmbio à Administração Meteorológica da China e ao Centro Nacional de Previsão de Ambiente Marítimo, em Pequim.
A delegação, encabeçada pelo director dos SMG, Leong Weng Kun, encontrou-se com o administrador da Administração Meteorológica da China, Chen Zhenlin, com quem trocou “pontos de vista sobre o aprofundamento do intercâmbio e cooperação meteorológica entre Macau e o Interior da China, a implementação de serviços meteorológicos na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o reforço da divulgação da ciência meteorológica”.
Com o objectivo de melhorar ainda mais a capacidade de previsão e alerta de desastres meteorológicos e o nível dos serviços, a delegação de Macau agradeceu à Administração Meteorológica da China pela atenção prestada aos trabalhos meteorológicos de Macau ao longo dos anos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, partilha de dados, divulgação científica, formação de pessoal, entre outros. Ao mesmo tempo, reconheceu que a Grande Baía oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento dos serviços meteorológicos, pelo que Macau vai continuar a reforçar a ligação e aprofundar a cooperação com os serviços meteorológicos do Interior da China, desenvolvendo plenamente o seu papel de ponte para os Países de Língua Portuguesa. Ambas as partes vão continuar a aprofundar a comunicação e a sinergia, a desenvolver a complementaridade das vantagens e a promover em conjunto o desenvolvimento de qualidade dos serviços meteorológicos.
Já no colóquio do Centro Nacional de Previsão de Ambiente Marítimo, ambas as partes fizeram uma retrospectiva sobre o processo e os resultados da cooperação, e o Centro de Previsão fez uma apresentação sobre o andamento dos estudos mais recentes e as inovações tecnológicas na área de previsão de desastres marítimos. Além disso, a delegação visitou as plataformas de serviços de alerta de tsunami, storm surge, ondas de mar, entre outros. Após a reunião, ambas as partes concordaram em continuar a reforçar a cooperação, estudando, em conjunto, a aplicação e inovação das tecnologias de alerta de storm surge e tsunami, o reforço da partilha de informações e a criação de um mecanismo conjunto de alerta de catástrofes.
Durante a estadia em Pequim, Leong Weng Kun e restante comitiva visitaram ainda o Centro Meteorológico Central, o Centro Nacional de Informação Meteorológica e o Huafeng Meteorological Group.