Edição do dia

Terça-feira, 26 de Setembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
30.9 ° C
36 °
30.9 °
74 %
5.1kmh
20 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China Novo embaixador da China nos EUA pede mais diálogo entre os dois...

      Novo embaixador da China nos EUA pede mais diálogo entre os dois países

       

      O novo embaixador chinês em Washington, Xie Feng, pediu ontem “mais diálogo” entre China e Estados Unidos e prometeu assumir a “pesada responsabilidade” de gerir os “sérios desafios” que a relação bilateral enfrenta. Xie, um diplomata de carreira com longa experiência em Washington, aterrou em Nova Iorque na terça-feira, anunciou a embaixada chinesa, em comunicado. Vai substituir Qin Gang, que foi nomeado este ano ministro dos Negócios Estrangeiros.

      “As relações China-EUA estão a atravessar grandes dificuldades e enfrentam desafios sérios”, disse Xie, segundo a mesma nota. “Sinto um glorioso sentido de dever e uma pesada responsabilidade. Os meus colegas e eu vamos enfrentar as dificuldades, assumir as nossas responsabilidades e cumprir a nossa missão”, acrescentou.

      O embaixador dos EUA na China, Nicholas Burns, afirmou, na rede social Twitter, ter oferecido um “jantar de despedida” a Xie antes da partida, num período de “difícil relação entre os Estados Unidos e a China”. “Estou ansioso para trabalhar com Xie na nova função”, acrescentou o diplomata.

      O Departamento de Estado norte-americano deu também as boas-vindas ao novo representante chinês no país e destacou o compromisso em manter canais de comunicação com Pequim. “Queremos trabalhar com o embaixador designado e a sua equipa”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em conferência de imprensa.

      Antes de poder iniciar oficialmente o seu trabalho, Xie deve apresentar credenciais ao Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, processo cuja data é definida pela Casa Branca.

      Segundo a biografia oficial, Xie, de 59 anos, é oriundo da província de Jiangsu, uma das mais prósperas do país. Desempenhou anteriormente o cargo de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e de representante do Ministério em Hong Kong.

      Engenheiro de formação, Xie entrou para o corpo diplomático chinês em 1986, passando um longo período no gabinete para os assuntos norte-americanos do Ministério. Esteve colocado duas vezes em Washington, no início dos anos 2000, antes de se tornar embaixador na Indonésia.

      As relações entre a China e os Estados Unidos deterioraram-se, nos últimos, anos devido às tensões comerciais, tecnológicas, de direitos humanos, Taiwan, Hong Kong ou a soberania do mar do Sul da China. Nos últimos meses, as tensões agravaram-se com o derrube em território norte-americano de um balão da China alegadamente usado para fins de espionagem, a posição de Pequim sobre a guerra na Ucrânia e a possível proibição nos EUA da aplicação de vídeo TikTok, desenvolvida pela empresa chinesa ByteDance.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau