A revelação foi feita oficialmente pela Federação Internacional de Aeronáutica durante a edição deste ano que teve lugar na Eslováquia e onde a embaixadora GoAirborne Kyra Poh e instrutor-chefe Toms Ivans arrecadaram, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze no Estilo Livre Solo. Assim, em 2024, o evento terá lugar no GoAirborne Macau localizado no Lisboeta Macau, no Cotai.
A Federação Internacional de Aeronáutica (FAI) anunciou oficialmente que a 5.ª edição do Campeonato Mundial de Paraquedismo Indoor será realizada, em 2024, no GoAirborne Macau localizado no Lisboeta Macau, no Cotai.
O anúncio foi feito durante a 4.ª edição do Campeonato Mundial de Paraquedismo Indoor (WISC, na sigla inglesa) que teve lugar de 19 a 22 de Abril, na Eslováquia, e no qual a embaixadora da GoAirborne Kyra Poh e o instrutor-chefe Toms Ivans conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente, no Estilo Livre Solo. Toms também arrecadou uma medalha de prata no 4.º Campeonato Europeu de Paraquedismo Indoor (EISC, na sigla inglesa) da FAI, revelou, na sexta-feira passada, a GoAirborne Macau em comunicado.
A competição anual de classe mundial recebeu mais de 250 atletas de todo o mundo na Hurricane Factory Tatralandia, situada na localidade de Brezovec, na Eslováquia. No final do evento de quatro dias, a FAI entregou a bandeira à GoAirborne Macau, significando que a 5.ª edição do Campeonato Mundial de Paraquedismo Indoor, em 2024, será realizada em Macau, sendo que será a primeira vez que este evento desportivo será organizado e realizado na Ásia.
Conhecidos pelas suas habilidades, Kyra e Toms “impressionaram a multidão ao demonstrar o equilíbrio perfeito entre criatividade, beleza, complexidade e composições de truques junto com a música em suas rotinas de freestyle”, pode ler-se no mesmo comunicado, que acrescenta que Kyra e Toms “destacaram-se entre 20 competidores de todo o mundo com seus excelentes desempenhos, tendo se sagrado campeã no evento Estilo Livre Solo com 73,2 pontos após terminar à frente da polaca Maja Kuczynska, enquanto Toms conquistou o 3.º lugar no evento com 70,5 pontos”.
Com mais de dez anos de experiência em paraquedismo, Kyra Poh, de 20 anos, voa no túnel de vento há mais de 10 anos e conquistou uma lista impressionante de medalhas de ouro e títulos de diferentes competições globais desde 2016. Também é detentora de vários recordes mundiais do Guinness, dos quais se destacam “o maior número de bambolês de duas vias (49 em um minuto)”, “o maior número de Eagles reversos de duas vias (26 em um minuto)” e “o maior número de cambalhotas para trás (68 em um minuto)”. Aos 14 anos, venceu as categorias velocidade solo e estilo livre no The Wind Games 2017, uma das maiores competições do desporto, e foi coroada a “Voadora mais rápida do mundo”. Kyra também foi indicada pela Red Bull para ser uma das duas atletas do Red Bull Indoor Skydiving no mundo. “Sinto-me extremamente feliz. Sou a primeira pessoa no mundo a ter conquistado todos os títulos possíveis no Estilo Livre Solo: Medalha de Ouro Júnior e Open bem como o título de campeã mundial Júnior e Open. A competição deste ano foi muito difícil. Tenho que admitir que senti alguns dos momentos mais baixos da minha vida, tentando destacar-me tanto na universidade, como no voo. O stress e a pressão deram muitos momentos de dúvida, mas estou muito grata por poder passar por tudo isto com a ajuda da minha equipa de apoio”, referiu Kyra Poh.
Recorde-se que Toms Ivans é o principal atleta do mundo em túneis de vento ao ar livre desde 2012, possuindo um recorde mundial do Guinness para “Mais acrobacias aéreas em um minuto” e foi campeão mundial no Estilo Livre Solo na 3.ª edição do Campeonato Mundial de Paraquedismo Indoor em 2018. Toms também trabalha em estreita colaboração com a indústria cinematográfica, fornecendo treino pessoal a estrelas de cinema, como Mark Wahlberg e Tom Cruise. “Gosto muito deste desporto e da maneira como podemos mover-nos no vento. Estou impressionado com a organização da Eslováquia este ano. Surgiram tantos atletas talentosos, consagrados e novatos, oriundos de todo o mundo com diferentes energias artísticas. Isso é extremamente motivador. Espero continuar a treinar e a superar-me a cada competição, bem como a ser uma fonte de amizade e inspiração para outros atletas. Estou ansioso para vê-los a todos em Macau no próximo ano”, disse Toms Ivans.
O paraquedismo tem crescido em popularidade nos últimos anos, passando de um nicho para um desporto mundialmente reconhecido. O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, marcados para 2024, propôs o paraquedismo indoor como um evento a ter em conta.