Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
34.3 ° C
34.3 °
34.3 °
77 %
6.1kmh
90 %
Ter
34 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaFotógrafo Rusty Fox revela “Noctural” em performance ao vivo  

      Fotógrafo Rusty Fox revela “Noctural” em performance ao vivo  

      É o próximo livro do artista local que será pré-apresentado numa espécie de câmara escura ‘pop-up’ no Bok Festival nos dias 19 e 20 de Maio. O novo trabalho autoral do fotógrafo já esteve à venda na “BOOKED: Hong Kong Art Book Fair”, mas a apresentação oficial terá lugar apenas no dia 3 de Junho na Pin-to Livros e Música.

       

      O fotógrafo local Rusty Fox, co-fundador do colectivo Dialect e membro da associação Halftone, vai apresentar o seu mais recente trabalho “Noctural” em livro numa espécie de câmara escura ‘pop-up’ no Bok Festival nos dias 19 e 20 de Maio, pelas 20h, na At Light Art Gallery, ficando patente até dia 28 de Maio.

      No entanto, e apesar do artista já ter apresentado o livro na região vizinha durante o “BOOKED: Hong Kong Art Book Fair”, a apresentação oficial terá lugar apenas no dia 3 de Junho na Pin-to Livros e Música. “No Bok Festival vou recriar uma câmara escura falsa no espaço, mostrando-a junto com o meu livro. É verdade que já o vendi, pela primeira vez, na feira do livro de Hong Kong – o BOOKED, e isto pode parecer estranho, mas o evento oficial de lançamento será em 3 de Junho, na Pin-to. Isto acabam por ser pequenos spoilers, uma espécie de pré-apresentações. É claro que as pessoas podem comprar o livro também, durante o Bok”, explicou Rusty Fox ao PONTO FINAL.

      Moldado pela sua criação em múltiplos ambientes urbanos, Rusty Fox “está sempre preocupado com o equilíbrio/desequilíbrio que encontra na cidade, a relação entre organismos vivos e objectos inanimados”, pode ler-se na sinopse do evento no programa do Bok Festival. “Em ‘Nocturnal’, as criaturas apresentam um espectro desviante ao olhar, onde na escuridão manifestam a sua beleza radiante. A pele deles é endurecida, enrugada e escamosa, com aberturas ocasionais para buracos que são emocionantes e convidativos, como se estivessem a conectar-se a um abismo perigoso que sugere a misteriosa origem da vida. Caules salientes e galhos tortos alongando-se em formas que parecem dançar através do delírio”, refere o autor no texto de apresentação da obra publicado nas suas redes sociais.

      Com design da ilustradora Yang Sio Maan e chancela da Fizzy Ink Pusblishing, a primeira edição do livro conta com 300 cópias impressas na Tipografia Macau Hung Heng e custa ao público 200 patacas.

      Radicado em Macau, Rusty Fox (nome artístico de Wong Wang Lap) viveu e estudou no Reino Unido por mais de 10 anos, durante os quais se formou em Fotografia na University of East London, tendo depois realizado um mestrado em Fotografia Documental na University of South Wales, em Newport. “Nocturnal” é o seu quarto livro. Em 2016, editou “Brutal”. Em 2017, publicou “Mǎorganic” e, em 2018, apresentou “Dummy”. As suas fotografias já foram exibidas em todo o mundo, incluindo em festivais e outros eventos como o Unseen, Paris Photo, Diffusion, Belfast, RPS Photography Festivals no Reino Unido e festivais internacionais na Ásia.

      O Bok Festival tem vindo a acontecer desde 2013 de forma mais ou menos regular, sendo que não se realizou em 2018, e em 2020 e 2022, neste caso por culpa da pandemia de Covid-19. É organizado por uma associação não governamental e tem vindo a apresentar um conjunto de eventos independentes, incluindo leituras, concertos, exposições, performances e muito mais.