Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
30.9 ° C
32.9 °
30.9 °
84 %
5.1kmh
40 %
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °
Dom
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolítica"A inovação é a chave para o sucesso futuro", diz Ho Iat...

      “A inovação é a chave para o sucesso futuro”, diz Ho Iat Seng

      Na cerimónia de inauguração da BEYOND International Technology Innovation Expo 2023, o Chefe do Executivo proferiu um discurso com foco na tecnologia e inovação. “A tecnologia inovadora tornou-se o novo cartão de visita da cidade”, afirmou Ho Iat Seng.

       

      Ontem decorreu a cerimónia de abertura da BEYOND International Technology Innovation Expo 2023, que se prolonga até amanhã, no Venetian. Na ocasião, o Chefe do Executivo falou sobre a importância da tecnologia para Macau.

      “A tecnologia é a força motriz do desenvolvimento, a inovação é a chave para o sucesso futuro”, afirmou Ho Iat Seng, acrescentando que, nos últimos anos, Macau tem registado “um desenvolvimento progressivo notável na área da inovação científica e tecnológica”. “A tecnologia inovadora tornou-se o novo cartão de visita da cidade”, disse mesmo o líder do Governo.

      Apontando que Macau “oferece um ambiente empresarial livre, políticas preferenciais de comércio externo e um sistema fiscal simples”, o Chefe do Executivo indicou que a cidade tem laços estreitos com os países lusófonos. Por isso, afirmou Ho, Macau quer “aperfeiçoar o sistema de tecnologia inovadora, melhorar o ambiente para o desenvolvimento tecnológico e atrair talentos tecnológicos inovadores para Macau”.

      Além disso, estamos a promover a aplicação da tecnologia, avançando com a modernização e a transformação das indústrias tradicionais. Ao utilizarmos plenamente os quatro laboratórios-chave do Estado em Macau, estamos a consolidar as nossas bases de investigação e a promover a colaboração entre os institutos de investigação e a indústria”, sublinhou Ho Iat Seng, acrescentando que o Governo está também “a fomentar a incubação de projectos tecnológicos, impulsionando a exploração, a importação e o cultivo de projectos tecnológicos inovadores distintos, a fim de promover o desenvolvimento de novas tecnologias, novas indústrias e novos ecossistemas empresariais”.

      Ho aproveitou também para promover Hengqin enquanto zona que, segundo o Chefe do Executivo, “oferece oportunidades abundantes e multifacetadas para o desenvolvimento da tecnologia inovadora de Macau”. “Estamos aqui para dar as boas-vindas aos amigos de todo o mundo que vêm à RAEM e à Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin para procurarem oportunidades de desenvolvimento e iniciarem os seus negócios”, afirmou.

      Ho Iat Seng descreveu a exposição BEYOND International Technology Innovation Expo 2023 como “uma plataforma para a indústria de tecnologia” e também “uma plataforma importante que reúne talentos no sentido de realizar trocas comerciais e intercâmbios técnicos”. “Esperamos aproveitar esta oportunidade para alavancar as vantagens de Macau, a fim de injectar um novo ímpeto em sectores como o MICE, a tecnologia, o comércio e outros, o que, por sua vez, revigorará a diversificação da economia e das indústrias locais”, disse Ho no seu discurso.

      “É através desta plataforma que o mundo pode compreender os princípios, as tendências e os modelos da China. Isto também fará avançar a nova forma de civilização tecnológica da China e propagará a construção de uma comunidade de futuro partilhado para a humanidade”, referiu.

      Assim, sublinhando que o continente asiático se tornou uma “importante força motriz do crescimento económico mundial e demonstrou vantagens no desenvolvimento tecnológico”, o Chefe do Executivo instou os países e regiões da Ásia a adoptarem uma atitude de abertura no sentido de realizarem intercâmbios e cooperações no âmbito da tecnologia.