Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
34.3 ° C
34.3 °
34.3 °
77 %
6.1kmh
90 %
Ter
34 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaKizomba, semba, kuduro. Dia Mundial da África comemorado no DD3 com muita...

      Kizomba, semba, kuduro. Dia Mundial da África comemorado no DD3 com muita dança

      No próximo dia 27 de Maio, sábado, a discoteca DD3, na Doca dos Pescadores, vai ser palco da celebração do Dia Mundial de África, comemorado oficialmente e anualmente a 25 de Maio. Das 22h às 5h da manhã de domingo, música ao vivo, dança, muita tradição e três DJ’s vão fazer as delícias de quem ali se deslocar e, quiçá, matar a saudade do continente africano.

      Kizomba, semba, kuduro, afrobeats, afrohouse e muito mais. A festa começa com uma performance entre música e dança. A guineense Betchy Barros, acompanhada pelos músicos João Mascarenhas e Ivan Pineda, promete aquela ginga bem africana. “Gostava que, pelo menos, os estudantes africanos a residir em Macau possam ir ouvir e dançar música africana, matar saudades”, começou por dizer a cantora ao PONTO FINAL.

      Betchy Barros terá ao seu dispor cerca de 30 minutos, sendo que a outra meia-hora estará dividida em dois períodos de 15 minutos para dois estudantes cabo-verdianos (Ippy Barbosa e Rodrigo Costa), num misto em canção, música e dança. Haverá ainda lugar a uma apresentação especial de dança por parte de Silvino Pinho e Morto Camará. Mais tarde, pelas 3h da madrugada, entram em acção dos dj’s. DJ Malagueta, DJ Abel e DJ Luvish são as propostas para abanar o capacete até ao início da manhã. “Só costumamos ter dois eventos anuais que promovem África ou, pelo menos, a África lusófona. E em Macau há mais africanos para além daqueles que são oriundos dos países lusófonos. Esta é mais uma oportunidade para promover África e a cultura africana. Faz todo o sentido, talvez cada vez mais, fazê-lo”, referiu ainda Betchy Barros.

      O Dia Mundial de África é uma celebração anual do dinamismo do continente africano no aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana, agora conhecida como União Africana, a 25 de Maio de 1963. O dia continua a ser celebrado tanto em África, como no resto do mundo. No entanto, em alguns casos as celebrações podem ser estendidas por dias ou semanas. O tema deste ano é “O ano da AFCTA: Aceleração da Implementação da Área de Livre Comércio Continental Africana”.