Edição do dia

Segunda-feira, 29 de Maio, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
28.9 ° C
34.4 °
28.9 °
74 %
3.1kmh
20 %
Seg
30 °
Ter
32 °
Qua
32 °
Qui
32 °
Sex
32 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Falta de subsídios põe em risco participação de pilotos locais no Grande...

      Falta de subsídios põe em risco participação de pilotos locais no Grande Prémio

      Lei Kit Meng, presidente de uma associação de pilotos locais, indicou que a redução dos apoios concedidos pelo Governo vai fazer com que haja poucos pilotos de Macau na próxima edição do Grande Prémio. Em resposta, o Instituto do Desporto (ID) ressalvou que a diminuição dos subsídios aos pilotos locais ainda não está confirmada.

       

      Uma associação de pilotos de Macau concluiu que 60% dos pilotos locais não vão participar no 70.º Grande Prémio de Macau, que se realiza este ano. A culpa, segundo Lei Kit Meng, presidente da associação, é da ausência de subsídios por parte do Governo de Macau para que os pilotos locais possam participar em corridas no exterior.

      Citado pelo jornal Cheng Pou, Lei Kit Meng explicou que os pilotos, quer sejam locais ou não, são obrigados a competir em corridas regionais reconhecidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), sendo os pilotos com melhores classificações seleccionados para competir no Grande Prémio de Macau. Este é um pré-requisito para os pilotos locais poderem correr no Grande Prémio de Macau.

      Nos últimos 20 anos, disse o responsável, o Governo tem vindo a conceder subsídios para que os atletas participem em corridas no exterior, o que tem permitido que os pilotos possam participar também na corrida do Circuito da Guia. Em média, anualmente o Governo concedia subsídios a mais de 40 pilotos para que estes pudessem competir em provas no exterior.

      No entanto, a associação nota que nos últimos anos os apoios concedidos para o efeito têm vindo a ser diminuídos e este ano surgiram notícias de que não iria haver financiamento. Por isso, Lei Kit Meng disse esperar que as autoridades reconsiderem a posição.

      Também segundo o jornal Cheng Pou, o Instituto do Desporto (ID) respondeu dizendo que a diminuição dos subsídios aos pilotos locais ainda não está confirmada. O ID disse que as opções para este ano ainda estão a ser estudadas. Além disso, as autoridades disseram esperar que os pilotos locais continuem a tentar participar no Grande Prémio de Macau.

      Para celebrar o seu 70.º aniversário, a edição do Grande Prémio de Macau deste ano será realizada com uma dimensão maior, estando prevista uma edição com a duração de duas semanas com provas e eventos paralelos. A edição deste ano acontece no fim-de-semana de 11 e 12 de Novembro e também entre 16 e 19 de Novembro.

      Recentemente também foi confirmado que as corridas de Fórmula 3 e de GT vão regressar este ano ao Grande Prémio de Macau. Pun Weng Kun, presidente do ID, disse também que serão organizadas corridas de outros níveis para a participação de pilotos de Macau, de Hong Kong e do continente. Será também retomada a corrida “Fun Run”. É estimado que sejam disponibilizados 15 mil lugares nas bancadas.