Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
31.7 ° C
34.8 °
30.9 °
89 %
5.1kmh
40 %
Ter
32 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeBiblioteca Central

      Biblioteca Central

       

      A nossa proposta para a Biblioteca Central de Macau foi desenvolvida para o concurso lançado pelo Instituto Cultural. Era uma proposta forte porque resolvia a questão da inserção urbana e da integração com o património de forma simultânea. As salas de leitura definiam um volume curvo que ficava recuado em relação à Avenida da Praia Grande. A forma dessa curva era exactamente um offset da curva da Baía da Praia Grande, que virava todos os espaços da biblioteca para o actual Lago Nam Van.

      O recuo da nova torre da biblioteca resultava na nova volumetria não competir com a presença do antigo tribunal que tem uma posição axial e monumental relativamente à Avenida Doutor Mário Soares. Era uma solução muito dinâmica e elegante que recordava a forma da antiga Baía.

      O centro de Macau é desprovido de actividade cultural significativa. A nossa proposta para a biblioteca central no centro da cidade entendia o programa como uma plataforma aberta, uma extensão da rua, com um desenho muito permeável, com escadinhas a ligar a Avenida da Praia Grande à Rua Central, o que teria reforçado muito o centro como um espaço de cultura, cheio de actividades culturais e um ponto de encontro de sociabilidade para a população local, que tanta falta faz à cidade actualmente.

       

      Carlota Brun

       

      Link do projecto:

       

      https://lbamacau.net/portfolio/new-central-library-of-macau/

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau