Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAFA apresenta exposição individual de Wong Hio Chit  

      AFA apresenta exposição individual de Wong Hio Chit  

      Inserida numa série de exposições de artes plásticas subordinadas ao tema “Forma-Não Forma”, os trabalhos do artista de Fujian radicado em Macau há diversos anos revelam “um avanço na abordagem do artista ao meio, passando das formas tradicionais de pintura para a pintura directamente com cimento”. Reservado para as paredes do Macau Art Garden, a “Cidade Secreta 2.0” abre ao público na próxima quarta-feira, dia 10 de Maio, e fica patente até 17 de Junho.

       

      O colectivo Art For All Society (AFA) prepara-se para apresentar a exposição individual do pintor Wong Hio Chit. A inauguração de “Cidade Secreta 2.0” terá lugar na próxima quarta-feira, dia 10 de Maio, pelas 18h30, no Macau Art Garden, ficando patente até dia 17 de Junho.

      A exposição, inserida numa série de exposições de artes plásticas subordinadas ao tema “Forma-Não Forma”, apresenta um total de 38 obras e é “um avanço na abordagem do artista ao meio, passando das formas tradicionais de pintura para a pintura directamente com cimento, cujas propriedades industriais representam um grande desafio para ele”, considera a AFA no manifesto.

      Mais acrescenta que Wong Hio Chit “rompe com o seu estilo anterior de representação requintada e envolve-se em repetidas lutas com o cimento, um material industrial difícil de controlar manualmente, permitindo-lhe navegar na fronteira entre a representação figurativa e a expressão abstracta”. Para o artista. “a sensação de limites do arame reforça o estado de prisão sentido pelos homens numa cidade em desenvolvimento industrial e comercial”.

      A série “Cidade Secreta” foi exibida pela primeira vez em Taiwan em Junho de 2022, pelo que a exposição actual é a versão “2.0”, que inclui o primeiro lançamento dos últimos trabalhos de Wong, explicou ainda a AFA em comunicado. A exposição é parcialmente patrocinada pelo Fundo de Desenvolvimento da Cultura (FDC) do Governo da RAEM.

      Nascido em 1990, Wong Hio Chit mudou-se da província de Fujian para Macau quando era jovem e ficou impressionado com as mudanças no seu ambiente em diferentes cidades. Depois de formar-se na Escola de Artes Visuais do Instituto Politécnico de Macau (actual Universidade Politécnica de Macau – UPM), mudou-se para Taiwan para obter o grau de Mestre em Belas Artes. Durante os seus estudos na Formosa, Wong Hio Chit aprofundou o tema relacionado com a representação de cidades, “usando meios como tinta a óleo, tiras de carvão e um primário especial à base de água misturado com areia”. O artista já participou, por diversas vezes, no Salão de Outono, uma iniciativa expositiva que é promovida pela Fundação Oriente e pela AFA. Recentemente, participou, como entrevistado, no livro “Artists to Be”, que reúne as reflexões das entrevistas realizadas por cinco licenciados do curso de Artes Visuais da UPM.

      A galeria da AFA está localizada no 1º Andar do Art Garden e abre de segunda-feira a sábado (das 11h às 19h), encerrando aos domingos e feriados.