Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
34.3 ° C
34.3 °
34.3 °
77 %
6.1kmh
90 %
Ter
34 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaIIM apresenta livro dedicado ao Comendador Arnaldo de Oliveira Sales

      IIM apresenta livro dedicado ao Comendador Arnaldo de Oliveira Sales

       

      O Instituto Internacional de Macau (IIM) apresentou, na noite do passado dia 24 de Abril, na biblioteca do Club Lusitano de Hong Kong, uma edição da biografia do Comendador Arnaldo de Oliveira Sales.

      A obra, oficialmente publicada em 2021 e com chancela do IIM, não pôde ser apresentada antes devido à pandemia de Covid-19, explicou o instituto em nota de imprensa. Apoiado pela Fundação Macau, o livro contou com as apresentações de Jorge Rangel, presidente do IIM, e de José Sales Marques, presidente do Instituto para os Estudos Europeus de Macau (IEEM), bem como da participação de membros e convidados do Club Lusitano.

      Com testemunhos do Embaixador Pedro Catarino, do General Garcia Leandro, José Sales Marques, do próprio Club Lusitano de Hong Kong e com prefácio de Jorge Rangel, a edição retrata a biografia de uma das “mais marcantes e notáveis personalidades das comunidades portuguesas no extremo oriente no século XX”. Mais conhecido na comunidade por “Sonny Sales”, foi para a comunidade portuguesa de Hong Kong “um factor de prestígio, de inspiração e de unidade, um líder natural, que presidiu o Club Lusitano de Hong Kong e o Clube de Recreios”.

      Refere a obra que Oliveira Sales serviu a comunidade desportiva e o próprio Governo da região vizinha, tendo tomado posições importantes em organizações de Hong Kong, bem como internacionais. Chefiou o Urban Council, entidade correspondente a uma grande Câmara Municipal, o Comité Olímpico de Hong Kong, do qual foi presidente. Recebeu altas condecorações nacionais e estrangeiras, entre as quais a Ordem do Império Britânico dada pelo Reino Unido, a Grã-Cruz de Ordem do Infante D. Henrique dada por Portugal e a Grand Bauhinia Medal dada por Hong Kong.

      Em Macau, ainda deu voz a um documentário produzido por Ana Isabel Dias e transmitido na TDM – Teledifusão de Macau, intitulado “A Voz de Sales”, onde falou da sua vida e os momentos mais marcantes da sua carreira.

      Recebeu do IIM, em 2005, o Prémio Identidade, “pela sua figura singular, e onde honrou Portugal e pela sua respeitada liderança em muitos projectos envolvidos”, considerou o instituto que agora apadrinha esta edição que acaba por ser “um testemunho e uma homenagem a esta figura, que nasceu em 13 de Janeiro de 1920 e deixou definitivamente a sua vida no dia 6 de Março de 2020, vivida intensamente e ao serviço do bem comum e na defesa de nobres causas”.

      Durante o evento, os responsáveis do IIM aproveitaram ainda a oportunidade para ofertar diversas edições do IIM ao actual presidente do Club Lusitano, Patrick Rozario, enriquecendo assim a colecção da biblioteca daquela instituição de matriz portuguesa.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau