Edição do dia

Segunda-feira, 29 de Maio, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
28.9 ° C
34.4 °
28.9 °
74 %
3.1kmh
20 %
Seg
30 °
Ter
32 °
Qua
32 °
Qui
32 °
Sex
32 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China Taiwan diz que líder das Honduras está iludida após corte de relações

      Taiwan diz que líder das Honduras está iludida após corte de relações

      O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan acusou a Presidente hondurenha Xiomara Castro de “se iludir” com as promessas chinesas de ajuda económica, logo após o corte dos laços diplomáticos entre Tegucigalpa e Taipé. “A Presidente Castro e a sua equipa de dirigentes estão iludidos sobre a China e levantaram a questão da mudança de reconhecimento durante a campanha eleitoral”, disse Joseph Wu. “A China não parou de tentar seduzir as Honduras com incentivos financeiros”, acrescentou.

      As Honduras anunciaram o corte das relações diplomáticas com Taiwan, 11 dias depois de indicarem que iam estabelecer laços oficiais com Pequim.

      O chefe da diplomacia das Honduras, Enrique Reina, “sob instruções da Presidente da República [Xiomara Castro], comunicou a Taiwan a decisão de cortar as relações diplomáticas” entre os dois territórios, disse o ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado. Agora restam apenas 13 nações que reconhecem oficialmente Taiwan.

      O anúncio surge dois dias após uma visita a Pequim de Reina para discutir o estabelecimento de laços diplomáticos bilaterais.

      Na rede social Twitter, a 14 de Março, Xiomara Castro anunciou que tinha pedido a Enrique Reina que estabelecesse relações oficiais com a China. “O Governo da República das Honduras reconhece a existência de apenas uma China no mundo, e que o Governo da República Popular da China é o único governo legítimo a representar toda a China”, disse o ministério dos Negócios Estrangeiros hondurenho.

      Taiwan é uma parte inalienável do território chinês”, prosseguiu o ministério, acrescentando que a partir de agora comprometeu-se “a não ter relações ou contactos de natureza oficial com Taiwan”.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau