Ho Iat Seng esteve, na quarta-feira, na cerimónia de recepção da Primavera da província de Guangdong e, na ocasião, assegurou que a cooperação entre as duas regiões irá trazer benefícios. O governador da província de Guangdong sublinhou que a cooperação com Macau tem “grandes potencialidades para um futuro brilhante”.
O Chefe do Executivo participou na recepção da Primavera da Província de Guangdong em Macau 2023, que aconteceu na quarta-feira. No discurso, citado por um comunicado de imprensa, Ho Iat Seng sublinhou que “a cooperação estreita entre Guangdong e Macau irá trazer mais benefícios aos seus residentes e maior prosperidade e estabilidade a Guangdong e Macau”.
Ho Iat Seng aproveitou para homenagear e agradecer ao Comité Provincial do Partido de Guangdong e ao Governo Provincial de Guangdong, “pela sua atenção e apoio de sempre ao desenvolvimento de Macau e pelo inexcedível apoio aos residentes de Macau, nos três anos de luta contra a pandemia”.
O governante de Macau notou que as Duas Sessões nacionais, que terminaram recentemente em Pequim, indicam a direcção para a próxima fase de desenvolvimento da região e prometeu que o Governo de Macau vai “cumprir seriamente as instruções e exigências importantes do Presidente Xi Jinping, olhar mais além, procurar prevenir riscos, ser íntegro, inovador e pragmático, enriquecer a cooperação Guangdong-Macau, impulsionar a construção, de alta qualidade, da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e fomentar o desenvolvimento de uma cooperação mais acentuada, aprofundada e diversificada entre Guangdong e Macau, bem como trabalhar incansavelmente em prol do desenvolvimento estável e duradouro de ‘Um país, dois sistemas’ e envidar esforços árduos para realizar o sonho chinês do grande rejuvenescimento da nação chinesa”.
Wang Weizhong, governador da província de Guangdong, começou por reiterar que, “particularmente nos últimos anos, sob a liderança firme do secretário-geral do PCC, Xi Jinping, e do Comité Central do PCC, os dois territórios têm mantido uma colaboração estreita, acelerando a construção da Zona de Cooperação Aprofundada e ambos têm envidado esforços para fortalecer e desenvolver novas iniciativas de colaboração, as quais reflectem boa conjuntura”.
O responsável de Guangdong sublinhou que “Guangdong e Macau têm enorme espaço para cooperar e grandes potencialidades para um futuro brilhante”, e disse esperar que ambas as partes possam “ter uma visão longínqua e estreitar os laços de cooperação, promovendo a construção da Grande Baía e empenhar-se no desenvolvimento de alta qualidade da Zona de Cooperação Aprofundada e, em conjunto, elevar o nível de desenvolvimento integrado de Hengqin e Macau”.
Wang Weizhong também assegurou que Guangdong irá “contribuir na implementação plena da política de ‘Um país, dois sistemas’, na dedicação total à promoção da diversificação económica adequada de Macau, no apoio de Macau à prosperidade e estabilidade contínua para que possa integrar a conjuntura de desenvolvimento nacional”.
Durante a visita a Macau, a delegação de Guangdong subiu à Torre de Macau acompanhada por Raimundo do Rosário, secretário para os Transportes e Obras Públicas, para observar a vista panorâmica de Macau e de Hengqin.