Edição do dia

Segunda-feira, 29 de Maio, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
28.9 ° C
34.4 °
28.9 °
74 %
3.1kmh
20 %
Seg
30 °
Ter
32 °
Qua
32 °
Qui
32 °
Sex
32 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Chefe do Executivo pede que sociedade ponha em prática orientações de Pequim

      Chefe do Executivo pede que sociedade ponha em prática orientações de Pequim

      Na cerimónia de tomada de posse da nova direcção da Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) – descrita por Ho Iat Seng como a “espinha dorsal do patriotismo e do amor a Macau” – o Chefe do Executivo instou a sociedade a implementar na prática as instruções de Pequim. “Os sectores sociais de Macau devem encarar a implementação do espírito do 20.º Congresso Nacional e das Duas Sessões como tarefa primordial no presente e no futuro”, frisou Ho no seu discurso.

      Ho Iat Seng participou ontem na cerimónia de tomada de posse dos novos membros da direcção da Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM) e de comemoração do 73.º aniversário da organização. No discurso que proferiu, o Chefe do Executivo descreveu a associação como “espinha dorsal do patriotismo e do amor a Macau”.

      O Chefe do Executivo disse que a FAOM cumpriu sempre a “tradição do patriotismo e do amor a Macau” e “salvaguardou o princípio de ‘Um país, dois sistemas’, defendeu abnegadamente os direitos e interesses dos trabalhadores, serviu os operários, participou nos assuntos sociais e apoiou o Governo na governação”. Na opinião de Ho, a FAOM contribuiu “significativamente para a prosperidade e estabilidade da RAEM, o que lhe tem granjeado amplo reconhecimento da sociedade”.

      Ho Iat Seng deixou elogios à FAOM, destacando o apoio e cooperação na prevenção epidémica, no contacto com a população e na promoção da vacinação, por exemplo. Por outro lado, também participou “nas discussões políticas, serviu de ponte entre os residentes e o Governo e apresentou muitas opiniões e sugestões valiosas com vista à melhoria do bem-estar da população, nomeadamente em termos de transportes, habitação, cuidados médicos e de saúde e ambiente comunitário”, elogiou o líder do Governo.

      No discurso, Ho também falou sobre o 20.º Congresso Nacional e sobre as Duas Sessões que se realizaram recentemente em Pequim. “Os sectores sociais de Macau devem encarar a implementação do espírito do 20.º Congresso Nacional e das Duas Sessões como tarefa primordial no presente e no futuro, e transformar a decisão do Governo Central sobre a persistência e aperfeiçoamento do regime do princípio ‘Um país, dois sistemas’ em acções práticas para promover o desenvolvimento estável e duradouro da RAEM na nova era”, afirmou Ho Iat Seng.

      O Executivo aproveitou também para afirmar que “a melhoria do bem-estar da população é a maior prioridade da acção governativa”. Ho reiterou alguns dos trabalhos do Governo para o futuro, como a garantia do acesso prioritário dos residentes ao emprego, o aperfeiçoamento da legislação laboral, a protecção dos direitos e interesses dos trabalhadores e a formação profissional, entre outros.

      Ho Iat Seng perspectiva para este ano “o início de um novo desenvolvimento pleno de oportunidades”, através da implementação da estratégia de diversificação económica “1+4”, da promoção da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e da Zona da Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin e da concretização das “várias políticas e medidas de apoio do Governo Central em prol do desenvolvimento de Macau”.

      “Espero que a Federação, sempre ciente da situação e conjuntura globais, una amplamente os trabalhadores de todos os sectores no sentido de darem os seus novos contributos para a construção de um belo lar”, afirmou, concluindo:Acreditamos que, com a sólida garantia do princípio Um país, dois sistemas, o firme apoio da grande pátria e a luta unida de todos os sectores e residentes, Macau dará um grande passo em frente e criará uma nova conjuntura de desenvolvimento“.