O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) anunciou ontem que, de 14 a 17 de Março, uma delegação conjunta de captação de investimento de Macau–Hengqin viajou até Singapura para realizar um total de cinco sessões promocionais, nomeadamente para captação de investimentos de grande escala, actividades promocionais especializadas na indústrias de alta tecnologia, de big health e de empresas-chave, bem como um seminário e bolsas de contactos de convenções e exposições de Macau-Hengqin.
Durante os contactos efectuados, foi formulado convite a mais de 140 representantes de empresas singapurenses, e foram realizadas visitas a instituições e empresas-chave da cidade-estado, com quem foram levadas a cabo negociações de investimentos. “O objectivo é, em torno do desenvolvimento dos sectores-chave de Macau-Hengqin, sondar oportunidades de cooperação, explorar o desenvolvimento integrado de Macau-Hengqin e promover a cooperação internacional nas cadeias industrial e de inovação”, referiu o IPIM em nota de imprensa.
No evento promocional de investimento, o qual contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, o director da Câmara de Comércio Chinesa de Singapura, membro do Conselho da Câmara de Comércio da China em Singapura e Presidente honorário da Associação de Empresas Chinesas em Singapura, Meng Fanqiu, afirmou que espera, através deste evento, “fortalecer relações comerciais e encorajar os empresários a explorar, activamente e com mente aberta, as oportunidades de investimento em Macau-Hengqin, consolidando as suas vantagens e ter coragem de dar um passo à frente”.
Já o sub-chefe da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada, Su Kun, referiu que o país está “a oferecer várias políticas de apoio ao desenvolvimento industrial e ao acesso ao mercado em Hengqin, com o intuito de criar um ambiente empresarial mais próximo de Macau e passível de ser conectado internacionalmente”.
Por sua vez, o presidente do IPIM, Vincent U U, apresentou perante os empresários e convidados de Singapura o ambiente de investimento de Macau e as oportunidades de desenvolvimento em Hengqin.
Singapura é desde 2013 a maior fonte de investimento estrangeiro da China. A indústria manufactureira de Singapura representa mais de 20% do PIB nacional, sendo especialmente competitiva nos sectores electrónico, mecânico, petroquímico e farmacêutico.