Edição do dia

Sábado, 30 de Setembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
30.9 ° C
32.9 °
30.9 °
70 %
3.6kmh
20 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
29 °
Ter
29 °
Qua
31 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Economia Associação prevê regresso da “estabilidade” económica no segundo trimestre

      Associação prevê regresso da “estabilidade” económica no segundo trimestre

      A Associação Económica de Macau defendeu que o panorama económico de Macau está a melhorar, sendo que o índice de prosperidade do território passou da “estagnação” e recuperou para o nível de “baixo desempenho”. Um estudo mensal realizado pela associação sobre as previsões económicas referiu ainda que o índice vai subir para o nível de “estabilidade” nos próximos meses.

      Com o retorno à normalidade numa época pós-pandémica, a Associação Económica de Macau elevou as suas previsões para o desempenho da economia local, antecipando que o território vai conseguir uma recuperação acelerada e a economia voltará ao nível de “estabilidade” no segundo trimestre deste ano.

      Numa análise de índice e previsões económicas, conduzida mensalmente pelo organismo, a Associação Económica fez um balanço bastante positivo ao mercado local após o início do ano novo. “Juntamente com a circulação transfronteiriça normal entre o interior da China, Hong Kong e Macau, os turistas que visitam Macau voltaram rapidamente, sendo que o fluxo de passageiros e as receitas brutas de jogo cresceram consideravelmente”, enfatizou.

      O estudo destacou também o lançamento de várias campanhas de promoção turística dos visitantes internacionais, fazendo com que as perspectivas para a indústria do turismo local estejam a melhorar. Impulsionada por uma série de factores favoráveis, a economia de Macau apresenta sinais da rápida recuperação, segundo a Associação, que afirmou ainda que o índice de prosperidade da RAEM livrou-se já do nível de “estagnação”.

      A Associação adiantou que no mês passado o índice aumentou de 2,2 pontos, de Dezembro do ano passado, para 3,4 pontos, na escala de “baixo desempenho”, e passará entre 3,6 e 3,9 pontos nos próximos meses, também do “baixo desempenho”. No entanto, o estudo mostrou-se optimista de que o índice de prosperidade vai voltar ao patamar de “estabilidade” entre Abril e Junho.

      O referido índice, recorde-se, estava num nível baixo desde o surgimento da Covid-19 devido aos impactos no panorama económico, flutuando entre 1,2 e 2,8 pontos ao longo do ano passado. O declínio mais acentuado foi registado em Julho do ano passado, de 1,2 pontos, quando a cidade manteve a política de zero caso de Covid-19 e enfrentou um surto a grande escala, tendo sido implementado ainda um confinamento da cidade durante duas semanas.

      “Entrando em 2023, a sociedade retomou as actividades normais e a economia começou a recuperar gradualmente da epidemia. O desenvolvimento da indústria do turismo e entretenimento de Macau também entrou numa nova fase. As seis concessionárias têm de cumprir os seus compromissos quanto ao concurso público das novas licenças de jogo”, salientou a análise, lembrando que o capital da empresa não deve ser inferior a cinco mil milhões de patacas, e as operadoras de jogo vão também aumentar o investimento nos próximos dez anos, com um valor total de 118,8 mil milhões de patacas.

      O autor do estudo, o economista e antigo deputado Joey Lao Chi Ngai, asseverou ainda que o indicador M2, enquanto indicador principal do índice de prosperidade, já viu uma recuperação no final de Dezembro do ano passado, com uma subida significativa de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, “invertendo de repente a tendência descendente dos últimos meses”.

      As previsões da prosperidade são calculadas da análise de 13 indicadores, incluindo a taxa de desemprego, preços no consumidor, população empregada, número de visitantes, número de hóspedes e taxa de ocupação em hotéis, volume de importação de mercadorias, índices de confiança do sector de retalho, de restauração locais, índice de confiança dos consumidores do Continente, as receitas brutas de jogo, o preço das acções das seis concessionárias de jogo, bem como a Massa Monetária M2. A dimensão da Massa Monetária M2, por sua vez, representa a vontade de investimento do público no mercado.

      Apesar de tudo, o economista Joey Lao continua a alertar para os riscos dos impactos causados pelo ambiente económico global. A análise sublinhou que, embora vários sectores tenham recuperado a confiança e a sinergia do desenvolvimento, ainda existem incertezas externas. “Por exemplo, a geopolítica, a escalada dos conflitos entre a Rússia e Ucrânia, o aumento das pressões inflacionárias”, observou. A Associação advertiu, por outro lado, que o rácio de crédito vencido registou uma subida acelerada desde final do ano passado, de 1,32% para 1,99%, pelo que o mercado deve prestar mais atenção aos riscos.