“O Governo da RAEM promete continuar a proteger a liberdade de imprensa consagrada na Constituição e na Lei Básica, e apoiar o trabalho de cobertura noticiosa e de formação de profissionais dos órgãos da comunicação social”. A frase foi dita pelo Chefe do Executivo no encontro de Primavera com os responsáveis da comunicação social em língua chinesa, que decorreu ontem.
No discurso, o Chefe do Executivo indicou que o Governo irá “realizar visitas e actividades com cobertura noticiosa in loco, no sentido de permitir aos profissionais da comunicação social e aos diversos serviços obterem mais meios e oportunidades de interacção, e apoiar, empenhadamente, o sector da comunicação no exercício das suas funções profissionais”.
“Esperamos que os órgãos da comunicação social de língua chinesa continuem a atrair mais leitores, através de reportagens contínuas, amplas e profundas, e permitir que a credibilidade e influência do sector da comunicação social fiquem mais consolidadas e aumentem”, disse.
No discurso, Ho falou ainda dos últimos três anos em que o Governo impôs restrições sob o pretexto da pandemia, e afirmou que “durante este período difícil, os profissionais da comunicação social permaneceram na linha da frente, apoiando os residentes a obterem informações sobre a situação epidémica de forma célere e, ao mesmo tempo, permitiram que o público conhecesse os serviços públicos do Governo da RAEM, bem como o trabalho desenvolvido para dar resposta à evolução epidémica, proteger a vida dos residentes, manter a ordem social e promover a retoma da economia”.
O Chefe do Executivo referiu que o sector da comunicação social também tem transmitido as opiniões da população, “o que permitiu aperfeiçoar e melhorar o trabalho em diversas áreas do Governo, e de igual modo responder às solicitações e expectativas da sociedade”.
Apontando para o futuro, Ho afirmou: “O Tigre despediu-se e veio o Coelho que traz a Primavera, a névoa da epidemia está a desaparecer e o desenvolvimento económico e social de Macau estão a voltar à normalidade”. Com o relaxamento das restrições, os novos contratos de jogo e a implementação da estratégia de “1+4” para diversificar a economia, “Macau entrará numa nova fase de desenvolvimento pós-pandémico”.
Além disso, Ho Iat Seng disse aos responsáveis da comunicação social de língua chinesa que este ano “o Governo da RAEM irá concretizar, de forma plena, a aplicação do princípio ‘Um País, Dois Sistemas’, persistir na salvaguarda da soberania nacional, da segurança nacional e dos interesses de desenvolvimento, implementar plenamente o espírito consagrado no relatório do 20.º Congresso Nacional e nos discursos importantes e instruções do Presidente Xi Jinping”, por exemplo.
Ho Iat Seng disse que espera que, no futuro, “os órgãos da comunicação social de língua chinesa continuem a divulgar a boa tradição de amor à pátria e a Macau” e testemunhem “a união entre todos os sectores da RAEM para que a retoma económica e a plena normalização da sociedade sejam alcançadas”. “Esperamos, ainda, que continuem a transmitir as opiniões da sociedade, apoiar o Governo da RAEM na recolha de opiniões para se chegar a consensos e a fiscalizar a acção do Governo, para que este continue a aperfeiçoar o trabalho governativo”, afirmou, acrescentando: “Desejamos, também, que o sector da comunicação social continue a focar os novos sucessos das diversas actividades promovidas pelo Governo da RAEM, apoiar os residentes e os compatriotas que se encontram dentro ou fora do país a conhecer a nova conjuntura, os novos desenvolvimentos de Macau e a promover o papel do sector no momento crucial de desenvolvimento de Macau, tendo por base avançar com estabilidade”.