Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Março, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
22.9 ° C
24.9 °
22.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Qui
24 °
Sex
24 °
Sáb
21 °
Dom
20 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Chefe do Executivo promete maior cooperação com província de Guangdong

      Chefe do Executivo promete maior cooperação com província de Guangdong

      Ho Iat Seng esteve na passada sexta-feira em Cantão, onde se reuniu com as autoridades da província de Guangdong. Entre elogios e agradecimentos de parte a parte, os responsáveis prometeram que as relações entre Macau e Guangdong vão ser aprofundadas em diversas vertentes, impulsionando a construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.

      O Chefe do Executivo foi a Cantão na passada sexta-feira e encontrou-se com Huang Kunming, secretário do Comité Provincial de Guangdong do Partido Comunista da China (PCC), e Wang Weizhong, governador da Província de Guangdong. Após o encontro, os intervenientes afirmaram que a cooperação bilateral entre as duas regiões deve ser aprofundada e expandida, indica um comunicado do Governo.

      Esta cooperação deverá ser feita em diversas vertentes, “promovendo, em conjunto e com alta qualidade, a construção da Grande Baía, Guangdong, Hong Kong e Macau, impulsionando de forma precisa e pragmática a construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”, lê-se na nota.

      No encontro, Ho Iat Seng começou por agradecer às autoridades do interior “pelo apoio envidado à RAEM, especialmente na prevenção e controlo da pandemia e na garantia do abastecimento de recursos durante o período da pandemia”. O Chefe do Executivo disse mesmo que, “com o forte apoio do Governo Central, Macau beneficiou não só de uma série de políticas, como também do regresso à normalidade na passagem fronteiriça, o que impulsiona a recuperação gradual da economia e do turismo local numa evolução notória visível”.

      O Chefe do Executivo também destacou a importância da cooperação com Guangdong e assinalou que, no último ano, foi mantida uma colaboração estreita. Em 2023, o Chefe do Executivo promete que Macau “continuará a manter uma boa comunicação e colaboração, com base na relação de cooperação existente, na articulação de regulamentos e mecanismos, no reforço de forma precisa de gestão separada e do bem-estar da população, por forma a acelerar a implementação das políticas do Governo Central, lutar em conjunto para alcançar mais políticas de apoio e impulsionar eficazmente a construção da Zona de Cooperação”.

      Por sua vez, o secretário Huang Kunming, em nome do Comité Provincial de Guangdong do PCC e do governo provincial, deu as boas vindas à delegação, e também ele agradeceu o apoio que Macau prestou no desenvolvimento económico e social de Guangdong, assim como congratulou os resultados alcançados em diversas áreas, por parte do Governo da RAEM, sob a liderança do Chefe do Executivo.

      Huang Kunming apontou ainda que, “através de uma colaboração estreita e esforço mútuo, Guangdong e Macau conseguiram obter resultados frutíferos na prevenção e controlo da pandemia, construção de infra-estruturas, e cooperação nas áreas da ciência e tecnologia, economia e comércio, sociedade e bem-estar da população, especialmente na Zona de Cooperação que regista um bom começo e desenvolvimento”.

      O responsável lembrou ainda o espírito de XX Congresso Nacional, indicando que a sua aplicação alcançou “um momento crucial no impulso da construção da Zona de Cooperação, trazendo novas oportunidades à cooperação pragmática entre Guangdong e Macau”. Huang Kunming adiantou ainda que Guangdong planeia incrementar uma nova fase no aceleramento da construção da Zona de Cooperação, através do reforço contínuo de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, finanças, comunicação, exploração de mercados exteriores, organização de actividades culturais e turísticas e intercâmbio entre jovens, “para melhor servir a diversificação adequada da economia de Macau, elevando ainda mais o nível de cooperação”.

      As autoridades das duas regiões esperam que, através do reforço da comunicação mútua, um maior desenvolvimento da Zona de Cooperação para que seja aproveitada a política “Circulação de veículos de Macau na província de Guangdong”, na recuperação integral da mobilidade do pessoal do interior da China, Hong Kong e Macau, o que poderá contribuir para um melhor fluxo de pessoas, logística, capitais e informações, pretendendo que isto eleve o nível de desenvolvimento integrado entre Hengqin e Macau. Ao mesmo tempo “potenciar de forma continua o mecanismo de cooperação entre Guangdong-Macau, para adquirir melhores resultados na construção da Zona de Cooperação, irá acelerar a criação de uma Baía de nível internacional e um conjunto de cidades de nível mundial, servindo de base e tecnologia firme para consolidar ainda mais a implementação do princípio ‘Um País, Dois Sistemas'”, conclui o comunicado.

       

      Ho Iat Seng recebeu Regina Ip

       

      Regina Ip, deputada do Conselho Legislativo de Hong Kong e presidente do New People’s Party, esteve em Macau e reuniu-se com o Chefe do Executivo. Durante o encontro, Ho Iat Seng e Regina Ip falaram sobre o reforço da cooperação entre Macau e Hong Kong e a promoção da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Citado por um comunicado, Ho Iat Seng assinalou que os Governos da RAEM e da RAEHK têm mantido boas relações e irão continuar a reforçar o intercâmbio e a cooperação bilateral. O Chefe do Executivo afirmou também que o partido liderado por Ip “sustenta o valor de ‘amor à pátria, amor a Hong Kong’ e dedicou um grande volume de trabalho para o desenvolvimento de Hong Kong, sendo um dos importantes pontos de ligação entre o governo e a população”. Na reunião, Ho frisou que, de forma a promover o crescimento económico, o Governo da RAEM está a adoptar a estratégia de “1+4”, que pretende optimizar a estrutura industrial e promover o desenvolvimento das quatro principais indústrias, ou seja, a indústria de ‘big health’, a indústria financeira moderna, de tecnologia de ponta, de convenções, exposições e comércio, e de cultura e desporto, bem como aposta constantemente em explorar projectos não jogo e em alargar o mercado estrangeiro. O Chefe do Executivo disse acreditar que estas indústrias vão dar espaço para aumentar a diversificação da economia da região. Regina Ip começou por dizer que já não visitava Macau há três anos devido às restrições pandémicas, mas disse considerar que o turismo da região recuperou rapidamente após a epidemia. Regina Ip lembrou também que as duas regiões fazem parte da Grande Baía e, por isso, disse esperar que, no futuro, possam reforçar a cooperação nos domínios do turismo, do desenvolvimento industrial, educação e da tecnologia.