Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Março, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
22.9 ° C
24.9 °
22.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Qui
24 °
Sex
24 °
Sáb
21 °
Dom
20 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Secretários visitaram bairros da cidade

      Secretários visitaram bairros da cidade

      A propósito do Ano Novo Chinês e do regresso em massa dos turistas, os secretários deslocaram-se a vários pontos da cidade durante os feriados, por forma a verificarem a situação nos bairros da cidade durante a época festiva. Lei Wai Nong esteve na Rua de Cinco de Outubro e Elsie Ao Ieong visitou os hospitais, por exemplo.

      Por altura da época festiva do Ano Novo Chinês, os cinco secretários visitaram vários pontos da cidade. O objectivo, indicou um comunicado do Governo divulgado na noite de quarta-feira, foi analisar o regresso à normalidade da região.

      “Perante a entrada na normalidade plena da sociedade e devido ao resultado das actividades promocionais do ‘turismo+’, o número de visitantes registou um crescimento em várias atracções turísticas locais, durante os feriados do Novo Ano Lunar. Por esta razão, o Governo da RAEM está atento à situação dos vários bairros da cidade nesta época festiva”, lê-se na nota oficial.

      Para além das visitas do Chefe do Executivo aos bairros da cidade e às instalações dos elementos não jogo das seis concessionárias de jogo, os cincos secretários também visitaram e observaram vários locais da cidade, para se inteirarem do funcionamento dos serviços prestados ao público no Novo Ano Lunar.

      O secretário para a Administração e Justiça, André Cheong, esteve em algumas instalações municipais, nomeadamente mercados e zonas de vendilhões, para se inteirar do negócio, tendo visitado também o pessoal de manutenção rodoviária do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM).

      Por sua vez, o secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong, reuniu-se com os responsáveis das associações comerciais dos vários bairros, visitando os comerciantes e estabelecimentos na Rua de Cinco de Outubro. O secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, esteve nos vários postos fronteiriços para conhecer as medidas aplicadas para facilitar a inspecção alfandegária.

      Por sua vez, Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, visitou os dois hospitais, habitação social, e vários lares de idosos e de reabilitação. Finalmente, o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Raimundo do Rosário, visitou o terminal marítimo, aeroporto, paragens de autocarros, estações do Metro Ligeiro e Porto Interior, para conhecer a situação das estações de transportes marítimo, terrestre e aéreo, bem como a atracação das embarcações de pesca.

      No comunicado do Governo lê-se apenas que os secretários disseram estar atentos à situação do trabalho dos diversos funcionários públicos que estiveram de serviço durante o Ano Novo Lunar e agradeceram-lhes pelo “espírito altruísta, de dedicação e desempenho fiel das funções, apresentando os votos de felicidades por ocasião desta época festiva”.

       

      A.V.

       

      Ho Iat Seng visitou instalações das seis concessionárias

      O Chefe do Executivo esteve, na quarta-feira, a visitar algumas instalações de elementos não jogo das operadoras de Macau, tendo aproveitado para conversar com comerciantes, residentes e turistas. Ho Iat Seng reiterou a importância da exploração e reforço dos projectos não jogo, “os quais serão bem recebidos pelos turistas”, comentou o líder do Governo, citado em comunicado. Também segundo o Chefe do Executivo, “os elementos não jogo permitem um desenvolvimento ordenado, saudável e sustentável do sector de lazer e entretenimento de Macau”. Os representantes da indústria manifestaram ao Chefe do Executivo que, durante os feriados, a taxa de ocupação hoteleira chegou a ser de 100% e que há actualmente escassez de recursos humanos nos hotéis e instalações complementares. No encontro, Ho Iat Seng aproveitou para recordar as operadoras de jogo que devem cumprir “rigorosamente as promessas feitas, nomeadamente os planos de investimento e outros compromissos, ou seja, além da exploração dos próprios negócios, devem ainda apoiar o desenvolvimento global da RAEM, cumprir com seriedade as responsabilidades sociais, especialmente a garantia de emprego dos trabalhadores locais e incentivo da sua progressão profissional”.