A Fundação Oriente vai ter uma nova delegada em Macau. Ana Paula Cleto, que estava há 13 anos nas funções, vai deixar o cargo. Para o seu lugar irá, a partir de Abril, Catarina Cottinelli.
Em comunicado, a Fundação Oriente explicou que a escolha de Catarina Cottinelli para o cargo de delegada em Macau teve em conta os objectivos estratégicos da delegação, “nomeadamente dar continuidade ao plano de actividades culturais, educativas e sociais e da promoção da língua e cultura portuguesas, tanto através de iniciativas próprias, como por via de parcerias com entidades locais ou da concessão de subsídios”.
Citada no comunicado, Catarina Cottinelli indicou que estas novas funções serão “um novo desafio pessoal e profissional”. “Assumo as novas funções também com o intuito de divulgar e promover o espólio da Fundação Oriente que merece ser conhecido e experienciado por todos”, afirmou a futura responsável da delegação na RAEM, citada no comunicado.
Cottinelli é licenciada em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) com a opção de Renovação Urbana e Arquitectónica. A futura delegada da Fundação Oriente em Macau tem outros cursos como o de ‘Freehand Drawing’, na Universidade da Califórnia; de Recuperação de Monumentos e Sítios, na UTL; Doutoramento em arquitectura e urbanismo, pela Escuela Superior Técnica de Arquitectura de Madrid; curso de pintura na AR.CO, em Lisboa; Mestrado em Cor na Arquitectura, na Faculdade de Arquitectura de Lisboa; e doutoramento em Design, tendo obtido o Grau de Estudos Avançados em Design na Faculdade de Arquitectura de Lisboa.
Além disso, profissionalmente tem colaborações em ateliers de arquitectura, participações em projectos de mobiliário para o Centro Cultural de Belém, assim como em projectos de urbanismo, como o Plano Director Municipal de Vila Real de Santo António, no Algarve.
Catarina Cottinelli chegou a Macau em Abril de 2018 e é ‘visiting professor’ na Universidade de São José (USJ) da disciplina de Life Drawing e Figure Drawing dos cursos de licenciatura em Design e Arquitectura. Colaborou com ilustrações em livros como “Mapas Esquivos – Goa e Macau: a inscrição da identidade”.
Ana Paula Cleto vai deixar o cargo de delegada em Macau da Fundação Oriente ao fim de 13 anos. A investigadora e antiga coordenadora da Língua Portuguesa na Universidade de Macau, que se vai manter no cargo até ao final de Março, assumiu as funções na delegação a 4 de Janeiro de 2010, tendo substituído Rui Rocha, que foi na altura liderar o Instituto Português do Oriente (IPOR).