Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadePosto de transformação da CEM ganha prémio da UNESCO

      Posto de transformação da CEM ganha prémio da UNESCO

      Um posto de transformação da CEM venceu o Prémio Ásia-Pacífico da UNESCO para a Conservação do Património Cultural 2022 – Prémio para Novo Design Inovador em Contexto de Património. A instalação pública integra um posto de transformação e um depósito de lixo localizada no bairro antigo da Freguesia de Santo António.

      A área total de construção desta instalação é de 30 metros quadrados, o piso superior do edifício é um depósito de lixo e o piso térreo é um posto de transformação. “O design inovador inclui a utilização de tijolos azuis para a superfície e corrimãos de metal antigo tratado no andar superior. O projecto enquadra-se perfeitamente no ambiente do Pátio da Eterna Felicidade, melhora a vida dos moradores e agrega elementos estéticos com fins práticos. Ao mesmo tempo que garante um fornecimento de energia estável e fiável aos residentes, a CEM continuará a embelezar as suas instalações da forma mais eficiente, de modo a melhorar o ambiente geral da cidade”, explica a CEM em comunicado.

      A companhia de electricidade assinala ainda que, “com o objectivo de aumentar a capacidade de fornecimento de energia em zonas antigas e fazer face à crescente procura de energia de comerciantes e moradores, a CEM tem vindo a optimizar a sua rede de distribuição”. Entre 2020 e o primeiro trimestre de 2022, foram construídos sete novos postos de transformação em zonas antigas de Macau e Coloane, “que muito beneficiam o desenvolvimento das actividades económicas e as condições de vida dos moradores nestas zonas”, diz a empresa.

      Estabelecido em 2000, o programa Prémios Ásia-Pacífico da UNESCO para a Conservação do Património Cultural é realizado todos os anos para reconhecer os esforços de indivíduos, organizações públicas e privadas na conservação e restauração de edifícios com valor de património cultural na região. Em 2022, um total de 50 candidaturas de 11 países e regiões da região Ásia-Pacífico participaram do programa para concorrer a cinco prémios, a saber: “Prémio de Excelência”, “Prémio de Distinção”, “Prémio de Mérito”, “Prémio Reconhecimento Especial pelo Desenvolvimento Sustentável” e “Prémio Novo Design Inovador em Contexto Patrimonial”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau