Edição do dia

Terça-feira, 7 de Fevereiro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
17.9 ° C
19.9 °
17.9 °
94 %
1kmh
40 %
Ter
22 °
Qua
19 °
Qui
20 °
Sex
20 °
Sáb
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura “Cenas da Vida: Pinturas Modernas da Colecção do MAM” em exposição até...

      “Cenas da Vida: Pinturas Modernas da Colecção do MAM” em exposição até 19 de Fevereiro

      O Instituto Cultural (IC) anunciou ontem a exposição “Cenas da Vida: Pinturas Modernas da Colecção do MAM”, que apresenta 60 obras (39 pinturas de paisagem e 21 pinturas de figuras) por 47 artistas de Macau e de outras regiões. As obras expostas criadas em múltiplas técnicas, incluindo óleo, acrílico, técnica mista, esculturas, biombos e diversos estilos. Segundo descreve o IC, as obras pretendem mostrar a “abertura do espírito artístico da produção criativa de Macau resultante da fusão das culturas chinesa e ocidental”. A exposição estará patente no MAM até ao dia 19 de Fevereiro.

      “Da década de 1980 até os dias actuais, a pintura moderna desenvolveu-se cada vez mais e vem exercendo uma influência contínua no desenvolvimento do círculo pictórico da cidade”, descreve o IC.

      A exposição “Cenas da Vida: Pinturas Modernas da Colecção do MAM” destaca algumas das características das obras modernas, como o uso de abordagens artísticas de refinamento, simplificação ou exagero de objectos reais; simplificação ou reorganização das estruturas mais graficamente; exploração da a luz e a cor para alcançar uma beleza intrínseca e uso de configurações abstratas para expressar humores e temperamentos espirituais.

      “O tema da exposição procura apresentar o espectro da confluência estética e filosófica entre a China e o Ocidente, bem como o espírito artístico de sensibilidade, imagens, mentalidade, estilo e emoção, mostrando a expressão dos artistas das ricas emoções e complexas condições de vida através de obras de arte”, refere o IC, detalhando que “as obras em exposição pretendem apresentar o fruto resultante do choque estético e filosófico chinês e ocidental, bem como o espírito artístico, incluindo a sensibilidade, a imagética, a mentalidade, o estilo, a emoção e outras categorias, exibir a expressão dos artistas das ricas emoções e condições de vida complexas através das suas obras”.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau