Edição do dia

Sexta-feira, 19 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.8 ° C
27.9 °
26.5 °
89 %
8.8kmh
40 %
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
26 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaFundação Rui Cunha promove mais um “Fai Chun – Oferta de Papéis...

      Fundação Rui Cunha promove mais um “Fai Chun – Oferta de Papéis Votivos”

      A Fundação Rui Cunha realiza hoje, entre as 10h e as 16h, na galeria da fundação, mais uma edição do tradicional “Fai Chun – Oferta de Papéis Votivos”, com mensagens de boa sorte em caligrafia chinesa, que o público poderá ir buscar, a título gratuito.

      No evento co-organizado pela Associação de Poesia dos Amigos do Jardim da Flora, 26 mestres calígrafos locais – como Ung Choi Kun, Hong San San, Choi Vai Keng, entre outros nomes de referência, que se juntam a Ng Pio (Yum Fung Chan), o presidente da associação, e poetas como Ko Tak Kong, Chong Iat Fai and Yun Wing On, irão estar presentes todo o dia para criar dísticos de versos, no âmbito das celebrações do Novo Ano Lunar do Coelho.

      Fai Chun é uma decoração tradicional usada durante o Ano Novo Chinês que marca a chegada da época primaveril. Em português poderá traduzir-se por Onda de Primavera. “As pessoas colocam os Fai Chun nas portas para criar uma atmosfera alegre e festiva, já que as frases caligrafadas significam boa sorte e prosperidade. Normalmente, os Fai Chun tradicionais são de cor vermelha, com caracteres pretos ou dourados inscritos a pincel, que visam proteger as casas com votos de bons auspícios para o ano que se segue. Hoje em dia são mais frequentes as versões impressas e produzidas em larga escala. Podem ser quadrados ou rectangulares e pendurados na vertical ou na horizontal, geralmente aos pares. Não existem apenas na China, mas também na Coreia, Japão e Vietname”, referiu a Fundação Rui Cunha em nota de imprensa.

      2023 é o Ano do Coelho de Água, que se inicia a 22 de Janeiro e dura até 9 de Fevereiro de 2024. O Coelho é o quarto signo no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Na cultura chinesa, o Coelho é um símbolo de longevidade, paz e prosperidade. “Prevê-se que 2023 seja um ano de esperança”, pode ler-se ainda na mesma nota de imprensa, que ainda refere que as pessoas nascidas no Ano do Coelho “são vigilantes, espirituosas, perspicazes e engenhosas. São sinceros em tudo o que fazem, esperando ser tratados da mesma forma. Para quem não os conhece, a bondade dos nativos do Coelho pode fazê-los parecer fracos e vulneráveis. Na verdade, a personalidade calma do Coelho esconde a sua força e confiança”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau