Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
4.6kmh
40 %
Dom
28 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeServiços de Saúde alertam para perigos de intoxicação por monóxido de carbono

      Serviços de Saúde alertam para perigos de intoxicação por monóxido de carbono

      A recente vaga de frio que está a afectar Macau pode levar ao uso de aparelhos de aquecimento que usam combustível, gás ou outros produtos, e que caso não estejam correctamente instalados ou não tenham boa ventilação, podem provocar intoxicações por monóxido de carbono. Em comunicado de imprensa, os Serviços de Saúde alertam para os perigos de intoxicação por monóxido de carbono.

      Os incidentes registados em Macau, motivados por intoxicação através de monóxido de carbono, ocorrem normalmente em épocas mais frias e são frequentemente causados por uso de fogões a gás de forma inapropriada, com janelas e portas fechadas, ou seja, com falta de boa ventilação. Os principais motivos da intoxicação são a instalação inadequada do tubo de exaustão dos gases emitidos pelo esquentador, bem como acumulação do monóxido de carbono devido a ventilação insuficiente na casa de banho.

      O monóxido de carbono é um gás carbonoso e produto da combustão incompleta. Após a inalação do monóxido de carbono, o mesmo combina-se com a hemoglobina no corpo humano e causa a perda da sua capacidade de transportar oxigénio, o que resulta na intoxicação por monóxido de carbono. Os impactos na saúde dependem do período de corpo exposto ao ar e concentração de monóxido de carbono. Mesmo que a concentração no ar seja tão baixa quanto 0,4%, também pode causar inconsciência e morte em poucos minutos. Os sintomas leves são dor de cabeça, tontura, cansaço, náusea, vómito. Os sintomas graves, são perturbação da consciência, choque, coma profundo, incontinência, edema cerebral e até morte. O monóxido de carbono é incolor, inodoro e insípido, de modo que a pessoa intoxicada pode cair em letargia, inconscientemente e, finalmente, acabar por morrer de falta grave de oxigénio.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau