Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeJoão Laurentino Neves será o novo director-executivo do Instituto Internacional da Língua...

      João Laurentino Neves será o novo director-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

      O antigo director do Instituto Português do Oriente deverá ocupar o cargo no início do ano que se avizinha. João Laurentino Neves tem uma ligação a Cabo Verde de alguns anos, por isso volta a um país que bem conhece e o agraciou, em 2011, o 1.º Grau da Medalha de Mérito. Já esteve ligado ao IILP, nomeadamente entre 2003 e 2008, quando participou na Assembleia Geral e Conselho Científico do instituto.

      João Laurentino Neves vai assumir a direcção-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) sucedendo ao guineense Incanha Intumbo, que se encontrava no cargo desde 2018, avançou ontem a TDM – Rádio Macau.

      O antigo director do Instituto Português do Oriente (IPOR) entre 2012 e 2018 é, actualmente, vogal do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tendo sido substituído no cargo, em Macau, por Joaquim Coelho Ramos.

      O IILP tem sede na Praia, capital de Cabo Verde, país que João Laurentino Neves conhece bem, uma vez que foi Adido Cultural junto da Embaixada de Portugal naquela cidade cabo-verdiana (2003 a 2012), funções que acumulou, por despacho de nomeação, com as de diretor do Camões – Centro Cultural Português na Praia, precisamente antes de ser colocado na RAEM.

      A sua ligação ao IILP não começa agora. Foi membro da delegação de Portugal na Assembleia Geral e Conselho Científico do instituto, entre 2003 e 2008, precisamente durante o tempo em que estava radicado em Cabo Verde.

      Em 2011, devido a reconhecidos préstimos a Cabo Verde, recebeu, da mão Presidente da República daquele país, o 1.º Grau da Medalha de Mérito.

      João Laurentino Neves nasceu em 23 de Fevereiro de 1963, em Aveiro. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade do Porto e Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta, onde é doutorando na mesma área de estudos. Docente do ensino secundário e orientador de estágio integrado entre 1985 e 1995. Leitor de Língua e Cultura Portuguesa na Universidade Pedagógica e na Universidade Católica de Moçambique, em Nampula – Moçambique (1995-2000), onde criou, em 1998, o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões, o primeiro da Rede de Centros de Língua Portuguesa do Camões no mundo, do qual foi o responsável.

      Foi igualmente responsável do Centro Coordenador dos Centros de Língua Portuguesa/IC, no Instituto Camões (2000-2002), com funções de supervisão da rede CLP/IC.

      Membro da delegação de Portugal na Subcomissão Mista Portugal-RAEM para a Língua e Educação, entre 2016 e 2018 e participou em encontros e conferências sobre promoção da Língua Portuguesa em Moçambique, África do Sul, Namíbia, Guiné-Bissau, Cabo Verde, França, Espanha, Roménia, Guatemala, Timor Leste e República Popular da China.

      O IILP é uma instituição da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia científica, administrativa e patrimonial. O instituto promove um contacto mais estreito entre os países e as suas equipas técnicas, permitindo a execução de uma política linguística consensuada.