Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.9 ° C
31.9 °
30.9 °
79 %
4.1kmh
40 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRegistados mais oito casos no dia de ontem. População deve fazer testes...

      Registados mais oito casos no dia de ontem. População deve fazer testes rápidos até amanhã

      Só durante o dia de ontem, foram registados mais oito casos positivos de Covid-19, seis deles circulavam na comunidade e a grande maioria está ligada ao taxista diagnosticado na segunda-feira. Na manhã de ontem, ainda antes de serem conhecidos estes novos casos, as autoridades pediram à população para fazer três testes rápidos de antigénio até amanhã.

      Durante o dia de ontem, foram detectados mais oito casos positivos de Covid-19, seis deles circulavam na comunidade. Ainda antes de serem conhecidos os novos casos, o Governo já tinha pedido à população para fazer três testes rápidos de antigénio até amanhã, sexta-feira.

      Entre os casos confirmados ontem estão um homem de 69 anos que estava no mesmo restaurante do taxista diagnosticado na segunda-feira e a sua mulher, de 68 anos, ambos circulavam na comunidade. Há também uma mulher de 62 anos que trabalha na cantina de uma escola e também em part-time no restaurante que o taxista frequentou. Também ela estava na comunidade. Um outro homem de 72 anos que estava nesse mesmo restaurante também foi diagnosticado na comunidade. A mulher do taxista, de 70 anos, também foi diagnosticada, mas já estava numa zona de controlo, tal como uma vizinha de 69 anos.

      Além destes, um casal, um homem de 36 anos e uma mulher de 29, também testou positivo. No entanto, não estão ligados ao taxista. O homem terá trazido o vírus de Zhuhai. O casal mora na Avenida do Coronel Mesquita e o apartamento já foi isolado.

      O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus anunciou tinha anunciado que a população terá de, até sexta-feira, inclusive, realizar diariamente um teste rápido de antigénio. A medida visa “encontrar possíveis casos de infecção na comunidade e reduzir o risco de transmissão do vírus”. As autoridades acrescentaram ainda que as crianças com idade inferior a três anos e os indivíduos que tenham realizado o teste de ácido nucleico naquele dia e não tenham saído de Macau, estão isentos de fazer os testes rápidos.

      Além disso, a partir de hoje até 9 de Dezembro, “os cidadãos e os trabalhadores que entram nos serviços públicos, devem exibir o resultado negativo do teste rápido de antigénio realizado no mesmo dia ou do teste de ácido nucleico cuja validade permanece durante as 24 horas após o dia de amostragem”, sendo que as pessoas que não o apresentarem, “terão de realizar o teste rápido de antigénio no local e só serão admitidos a entrar nas instalações se o resultado do teste for negativo”.

      Foi igualmente decretado pelas autoridades sanitárias que todos os indivíduos que tenham tomado refeições no estabelecimento de comidas Tong Kei, sito na rotunda da Estrada do Repouso, entre 25 e 28 de Novembro, devem efectuar declaração por sua iniciativa, bem como realizar dois testes de ácido nucleico em três dias até dia 2 de Dezembro.

      Já os indivíduos que residem, trabalham, tomam refeições em restaurantes ou permanecem durante mais de meia hora no período compreendido entre 26 e  30 de Novembro em locais como Avenida de Horta e Costa, Avenida do Conselheiro Ferreira de Almeida, Avenida do Conselheiro Ferreira de Almeida, Rua do Conselheiro Ferreira de Almeida, Estrada de Adolfo Loureiro, Rua da Barca, Travessa de Martinho Montenegro, Travessa da Barca, Travessa do Lago, Rua de Brás da Rosa, Travessa do Bem-Estar, Rua de Tomé Pires, e pela Rua do Rebanho, Rua de Sacadura Cabral, Estrada de Coelho do Amaral, Rua de Coelho do Amaral, Rua dos Currais, Rua do Patane, Rua do Muro, Praça de Luís de Camões, Largo de Santo António, Largo do Lar, Jardim de Santo António, Pátio do Espinho, Calçada de S. Paulo, Rua de D. Belchior Carneiro, Rua dos Artilheiros, Calçada Central de S. Lázaro, Rua do Brandão, Rua de Ferreira do Amaral, e pela Avenida de Sidónio Pais devem, até 4 de Dezembro, realizar três testes de ácido nucleico em cinco dias.

      Entretanto, na terça-feira, dia 29 de Novembro, entre as 00h e as 23h59, foram registados quatro casos importados de Covid-19 que negaram histórico de infecção anterior e, por isso, foram considerados como casos importados assintomáticos. Três são do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 39 e 75 anos, provenientes de Portugal, Filipinas, Coreia do Sul e Taiwan. O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus afirmou que os casos foram encaminhados para isolamento médico.