A partir de 25 de Março do próximo ano, e depois de estrear a nova sequela de The Witcher, o actor local formará um quarteto com o consagrado James Norton, Omari Douglas e Luke Thompson na adaptação teatral de “A Little Life”, um romance da escritora norte-americana Hanya Yanagihara. O encenador Ivo van Hove já admitiu que tem “um naipe muito bom de actores” para trabalhar.
O actor de Macau Zach Wyatt vai fazer uma pausa na TV e no cinema por 12 semanas para, juntamente com James Norton, Omari Douglas e Luke Thompson, estrear a 25 de Março do próximo ano, no Harold Pinter Theatre, em Londres, a adaptação teatral de “A Little Life”, um romance da escritora norte-americana Hanya Yanagihara, numa produção do West Endcom encenação de Ivo van Hove.
O romance de Hanya Yanagihara, indicado para o Booker Prize em 2015, versa sobre a história de quatro jovens, colegas numa pequena universidade nos Estados Unidos da América, que se mudam para a cosmopolita Nova Ioque com o intuito de prosseguirem as suas carreiras. O enredo lida ainda com temas actuais e complexos como o abuso, o racismo, o privilégio, a sexualidade, a amizade e o vício.
Apesar de não ter ganhou qualquer prémio, a narrativa tornou-se um sucesso muito por culpa do boa-a-boca entre o público jovem, nas diversas redes sociais. Entre os fãs da obra está a cantora britânica, de origem albanesa, Dua Lipa que chegou a entrevistar Yanagihara para o seu podcast, dizendo que o livro “mudou sua vida”.
O encenador holandês Ivo van Hove – que arrecadou o prémio de melhor encenador nos Tony Awards de 2016 pela produção “A View From The Bridge” – considera que a obra literária de Hanya Yanagihara “é uma espécie de mistério, porque tornou-se um grande best-seller”, referiu em declarações à BBC.
A versão holandesa do teatro, também dirigida por Ivo van Hove fez quatro apresentações na edição deste ano do Festival de Edimburgo, considerado o maior festival de arte e cultura do mundo, que chega a receber mais de um milhão de pessoas. Recebeu críticas calorosas dos críticos. O jornal Telegraph, por exemplo, concedeu-lhe cinco estrelas, afirmando que a peça “é devastadora e emocionalmente cansativa”, contudo, acrescenta, “isso não diminui o quão transfixante e comovente é”. Já o The Guardian, que descreveu a peça como “hipnotizante”na sua crítica de quatro estrelas, sublinhou que “não é um espectáculo para fracos de coração”.
As vendas do romance, de acordo com a romancista, foram modestas após sua publicação, mas, gradualmente, a obra tornou-se popular tendo já vendido mais de 2,5 milhões de cópias.
A adaptação do West End terá a duração de três horas e 40 minutos, sendo que Norton, Douglas, Thompson e Wyatt interpretarão os quatro amigos do livro – o advogado prodígio Jude, o artista esforçado JB, o aspirante a actor Willem e o arquitecto de sucesso Malcolm, respectivamente. “Acho que tenho um naipe muito bom de actores”, afirmou o encenador van Hove à BBC, revelando que dedicou “muito tempo para conversar com pessoas, fazer audições”. “É uma adaptação muito intensa e espero ter encontrado um grupo que possamconfiar uns nos outros”.