Edição do dia

Quarta-feira, 7 de Dezembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu limpo
17.9 ° C
21.6 °
17.9 °
72 %
7.2kmh
0 %
Qua
19 °
Qui
22 °
Sex
22 °
Sáb
22 °
Dom
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Macau Art Toy Festival começa hoje na Torre de Macau  

      Macau Art Toy Festival começa hoje na Torre de Macau  

      Para a segunda edição do evento, que conta com trabalhos de mais artistas, inclusive estrangeiros, a organização tem como objectivo centrar esta exposição em Macau para atrair amantes de brinquedos e artistas da área da Grande Baía e do resto do mundo, chamando a atenção da comunidade global de pop art, explicou-nos Anny Chong, directora criativa do festival que tem como tema “A academia do brinquedo”.

       

      Depois de uma primeira edição com ambições mais comedidas, o Macau Art Toy Festival reabre hoje as portas para a sua segunda edição na sala de exposições do segundo andar do Centro de Convenções da Torre de Macau, a pensar grande com mais artistas internacionais e estrangeiros. “O objectivo é centrar esta exposição em Macau para atrair amantes de brinquedos e artistas da área da Grande Baía e do resto do mundo, chamando a atenção da comunidade global de pop art na RAEM”, começou por dizer ao PONTO FINAL a também artista Anny Chong, directora criativa do certame.

      Durante três dias, a indústria de brinquedos de arte e design torna-se oficialmente um tema popular. Acompanhando a tendência mundial, onde, um pouco por todo o lado, ocorrem feiras de brinquedos de arte que competem para se tornar um foco de promoção cultural local, o Macau Art Toy Festival não só procurará promover os designers de brinquedos locais, mas também alguns dos principais designers de todo o mundo. “Penso que os amantes deste tipo de arte aguardam com muita expectativa o início do festival. Este ano temos uma participação estrangeira muito forte”, adiantou Anny Chong.

      Recorde-se que primeira edição do Macau Art Toy Festival foi realizada o ano passado na Rua da Felicidade. Este ano, e antecipando a presença de mais artistas, “conseguimos ampliar o espaço, para que as obras dos artistas de brinquedos possam ser mais bem expostas”. “A ideia de trazer o evento para a Torre de Macau é porque julgamos que é um local que está totalmente preparado para trazer uma experiência interativa única e surpreendente a todos os visitantes”, explicou a directora criativa.

      Subordinado ao tema “A academia do brinquedo”, o festival pretende trazer a Macau ainda mais originalidade do que em 2021, quando o evento “excedeu todas as expectativas”. “Algum do trabalho exposto decorre da personalização de brinquedos que aconteceu no primeiro show popup Toy Custom internacional de Macau, realizado no final de Setembro. Por isso, cada projeto permite que todos entendam melhor o processo de criação, e todo esse resultado será revelado, agora, aos participantes no Macau Art Toy Festival”, revelou ao PONTO FINAL, Anny Chong.

      A mostra revela as obras de mais de 30 designers de brinquedos de arte de todo o mundo, bem como exposições de brinquedos de arte, uma oficina de fabricação de brinquedos de arte organizada por um artista conhecido e a primeira competição de criação de brinquedos de arte. Há ainda instalações de brinquedos de arte em grande escala e tutoriais de fabricação de brinquedos,” que mostram o processo de criação de brinquedos e introduzem a cultura de brinquedos de arte para o público entender essa indústria criativa”. Trabalhos de artistas do México, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Escócia, China, Hong Kong e Macau estarão patentes e aposta nos artistas latinos “é para manter”, garantiu a organização.

      Por fim, referiu ainda Anny Chong ao nosso jornal, o festival incluirá ainda um concurso de design de brinquedos originais no qual qualquer pessoa que goste de brinquedos de arte ou esteja interessada pode participar.

      Patente até domingo, dia 27 de Novembro, das 13h às 19h, o evento é custeado à entrada pelo preço de 150 patacas, com direito a um cupão de 20 patacas. Se os interessados decidirem adquiri os ingressos previamente, os mesmos são vendidos com desconto a 120 patacas e também com direito a cupão de 20 patacas. Já para os desejarem participar na oficina de brinquedos, o custo no próprio dia é de 750 patacas e inclui o passe de entrada no festival. Uma compra prévia fica ao preço de 550 patacas. Cada ingresso de adulto permite levar uma criança menor de 12 anos.