Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
3.6kmh
20 %
Ter
29 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeUniversidade de Macau arrecada 14 prémios de ciência e tecnologia

      Universidade de Macau arrecada 14 prémios de ciência e tecnologia

      A Universidade de Macau (UM) ganhou 14 galardões na edição deste ano dos Prémios de Ciência e Tecnologia de Macau, entregues pelo Governo da RAEM. Os prémios representam mais de 60% de todos os prémios atribuídos este ano, incluindo todos os prémios na categoria prémio de invenção tecnológica. Os alunos de pós-graduação da UM também têm tido um desempenho “muito bom”, com 15 alunos de doutoramento e cinco de mestrado a receberem o prémio de I&D Científico e Tecnológico para Pós-graduados, anunciou a universidade em nota de imprensa.

      Dos 22 prémios, a UM recebeu 14 prémios, incluindo quatro segundos prémios e três terceiros prémios na categoria Prémio de Ciências Naturais; dois segundos e quatro terceiros lugares na categoria Prémio de Invenção Tecnológica; bem como um terceiro prémio na categoria Prémio Progresso em Ciência e Tecnologia. Nenhum primeiro prémio foi concedido este ano.

      Durante a cerimónia de entrega dos prémios, Lei WaiNong, secretário de Economia e Finanças do Governo da RAEM,sublinhou que o Governo da RAEM “tem feito esforços nos últimos anos para melhorar o sistema de inovação tecnológica, fomentar o talento tecnológico em Macau e desenvolver um modelo de desenvolvimento liderado por universidades e empresas e orientado pelo mercado para a colaboração indústria-academia para facilitar a transferência de resultados de pesquisas tecnológicas”. O governante expressou ainda ter “esperança de que os profissionais de ciência e tecnologia em Macau aproveitem a oportunidade trazida pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin e o desenvolvimento da área da Grande Baía como um centro internacional de desenvolvimento tecnológico inovação para promover conjuntamente o desenvolvimento da inovação tecnológica no território e contribuir para a sua diversificação económica”.

      Já o vice-reitor interino da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UM, Wong Fai, afirmou que os prémios não são apenas uma honra para um investigador, mas também “um encorajamento e um sinal de responsabilidade”. “A estratégia de desenvolvimento da área da Grande Baía, o desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin e o segundo plano quinquenal de desenvolvimento de Macau proporcionaram oportunidades sem precedentes para os investigadores locais”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau