Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
30.4 ° C
30.4 °
30.4 °
78 %
6.5kmh
83 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaElla Lei e Nick Lei alertam para anomalias no Código de Saúde

      Ella Lei e Nick Lei alertam para anomalias no Código de Saúde

      Os deputados Ella Lei e Nick Lei abordaram, na reunião plenária de ontem da Assembleia Legislativa (AL), as falhas que ocorreram recentemente no sistema do Código de Saúde, o que fez com que muitos residentes tivessem sido impedidos de entrar em estabelecimentos e fez também com que muitos trabalhadores ficassem retidos em Macau por não poderem passar no posto fronteiriço. “Já não é primeira vez que isto acontece”, assinalou Ella Lei, acrescentando que “o público ainda não sabe qual é a verdadeira causa e quais as soluções aadoptar em relação à avaria do código de saúde”. “Afinal, quais são os problemas do sistema? Por que é que havendo um sistema de reserva, o mesmo não conseguiu manter o seu funcionamento normal ou, pelo menos, ter recuperado logo após a avaria? Solicito ao Governo que procure, com toda a seriedade, o cerne da questão, aperfeiçoe as instalações físicas e o sistema, e tome a iniciativa de esclarecer a sociedade quer sobre as razões que levaram ao incidente quer sobre o projecto de optimização, evitando que as avarias afectem, novamente, a vida da população”, afirmou a deputada.

      Nick Lei afirmou que “as falhas sucessivas merecem, de facto, uma reflexão profunda das autoridades, a fim de evitar o impacto contínuo nos trabalhos de prevenção da epidemia e na vida da população”. O deputado espera que o Governo elabore um relatório sobre as falhas da aplicação e que proceda à verificação de eventuais deficiências e riscos”.

      Por fim, Nick Lei propôs: “Devido às avarias frequentes no sistema do Código de Saúde, sugere-se que os serviços públicos, em particular, de migração e de educação, entre outros, definam planos de contingência, segundo as suas funções, para enfrentar conjuntamente situações imprevistas, a fim de reduzir o impacto no funcionamento social e na vida da população causado pelas avarias referidas”.