Edição do dia

Sexta-feira, 19 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.8 ° C
27.9 °
26.5 °
89 %
8.8kmh
40 %
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
26 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaDeputados atentos à tecnologia 5G

      Deputados atentos à tecnologia 5G

      Depois de a CTM e a China Telecom terem garantido as licenças para os serviços de 5G, Ron Lam, Ho Ion Sang e IauTeng Pio centraram as suas intervenções antes da ordem do dia nesta tecnologia.

      Na reunião plenária de ontem da Assembleia Legislativa (AL), Ho Ion San assinalou que “a aplicação da 5G pode criar várias cadeias industriais, pois é suporte para a aplicação dos resultados da investigação científica no comércio” e, assim, o Governo “tem de acelerar o passo, fazer bem o planeamento da construção da rede, definir o plano de acção, apressar a construção das infra-estruturas, e criar mais situações de utilização, para a 5G mobilizar o desenvolvimento dos quatro pilares industriais, em prol da diversificação económica”.

      Além disso, o deputado propôs que o Executivo preste atenção aos idosos, aumentando “o seu contacto com as tecnologias, nomeadamente a 5G, para estes poderem acompanhar os tempos e usar bem os telemóveis inteligentes”. Por fim, Ho Ion Sang pediu que o Governo fiscalize a razoabilidade das tarifas e a estabilidade dos dados móveis.

      Ron Lam focou-se no sector das telecomunicações em geral e indicou que o Governo deve “aproveitar esta oportunidade para divulgar, o mais cedo possível, o plano de desenvolvimento do sector das telecomunicações, a fim de garantir a utilização justa dos activos da concessão pelos diferentes operadores. Deve ainda divulgar, quanto antes, o calendário legislativo para a nova lei das telecomunicações e a emissão da licença de convergência”. “O Governo deve promover o desenvolvimento saudável deste sector através de uma concorrência leal e eficaz do mercado, para os utentes poderem dispor de serviços de telecomunicações de boa qualidade, estáveis e a baixo preço”, concluiu o parlamentar.

      Iau Teng Pio, que leu a sua intervenção também em nome de Wu Chou Kit e Pang Chuan, salientou que a tecnologia pode “permitir que os cidadãos e turistas acedam à realidade virtual, quando visitarem as construções históricas do património cultural” e também promover a circulação de veículos autónomos, sem condutor, entre as novas zonas urbanas, escolares e Hospital das Ilhas.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau