Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAFA apresenta “Prêt à Porter – Obras de Leong Man Teng”

      AFA apresenta “Prêt à Porter – Obras de Leong Man Teng”

      Um dos projectos anuais da Art For All Society (AFA Macau) para 2022, “Desconstruir o Construir” – série de Exposições de Artes Plásticas, convida duas artistas pós anos de 1980 para participarem em duas exposições individuais separadas.

      A primeira parte, “Prêt à Porter”, é uma exposição individual de obras da artista de Macau Leong Man Ting, radicada actualmente em Taiwan. O tema da exposição explora as próprias experiências de vida da artista, desde a confusão de crescer como mulher até às suas reflexões sobre a sociedade actual e o futuro depois de se tornar mãe. A exposição explora como o artista se transforma de experiências “existentes” para o processo de “tornar-se” da criação.

      Com curadora de Alice Kok, a mostra – que estará patente até dia 8 de Dezembro – revela um conjunto de obras de pintura onde a autora dá destaque ao seu gato. Na verdade, a artista tem vindo a usar o seu animal de estimação como modelo e, ao longo dos anos, criou uma série de pinturas com estilo e forma únicos, incorporando elementos de design de moda às imagens. “A chamada ‘imaginação’ é um processo de construção. Vimos as pinturas anteriores de Leong Man Ting (2015-2020), nas quais ela usa o corpo da mulher com cabeça de gato como um símbolo visual desconstruído e depois reconstruído, partindo da ‘sensibilidade’ e usando o intelectopara lhe dar uma interpretação racional e a sentimentos sobre a vida, e depois através de Einbildungskraft (que pode ser traduzido como a capacidade de construir) combinar o corpo feminino com a cabeça do gato, resultando na expressão artística de sua série corpo com cabeça de gato. O corpo feminino é remodelado no processo de desconstrução e construção, e o deslocamento entre humano e gato dá à obra a possibilidade de ser explorada de forma mais profunda, como um espaço para a artista questionar a relação entre vida e criação”, escreveu a curadora Alice Kok no manifesto da exposição.

      Leong Man Teng encontra-se actualmente matriculada no terceiro ano do doutoramento em Teoria Criativa no departamento de Belas Artes da Universidade Nacional Normal de Taiwan, em Taipé.

      A mostra pode ser vista das 11h às 19h, de segunda-feira a sábado (encerra aos domingos e feriados), no Macau Art Garden.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau