Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaNúmero de cartões de débito e de crédito aumentam em Macau

      Número de cartões de débito e de crédito aumentam em Macau

      Estatísticas publicadas ontem pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM) revelam que, no terceiro trimestre deste ano, “o número total de cartões pessoais de crédito e de cartões de débito emitidos pelos bancos em Macau aumentou relativamente ao ano anterior”. De igual modo, “o valor total de crédito utilizado nesse período e o valor total de compras efectuadas com cartões de débito nesse período registaram igualmente uma queda”. Por outro lado, “o número de transacções e o valor de transacções de pagamentos móveis locais igualmente cresceram relativamente ano anterior”.

      No final de Setembro, o número de cartões pessoais de crédito emitidos pelos bancos em Macau atingiu 1.668.934, tendo registado um acréscimo de 10,5% relativamente ao ano anterior. Já o número de cartões de débito emitidos atingiu a 2.095.845, correspondendo a um acréscimo de 9,1% quando comparado com o final de Setembro de 2021.

      Até ao final do mês em referência, o limite de crédito relativo aos cartões de créditos emitidos pelos bancos em Macau atingiu 47,3 mil milhões de patacas, tendo registado um acréscimo de 5,6% relativamente ao período homólogo do ano passado, com saldo de dívidas que se cifrou em 2,4 mil milhões, sendo que o saldo de “rollover” atingiu 715,4 milhões, correspondente a cerca de 29,4% do saldo das dívidas a receber. “O rácio de débito não pago, medido com base no rácio de valores em mora por mais de três meses contra o saldo das dívidas, cifrou-se em 2,9%, ou seja, aumentou 0,5 pontos percentuais (pp) em relação ao final de Setembro de 2021”, revelou a AMCM.

      O crédito utilizado no período atingiu 4,5 mil milhões de patacas, tendo registado um decréscimo de 7,8% relativamente ao ano anterior. O adiantamento de numerário atingiu 129,6 milhões, correspondendo a 2,9% do total do crédito utilizado no período. O número de transacções realizadas com cartões de crédito totalizou 6,9 milhões, o que representou uma queda de 1,9% em comparação com o período homólogo do ano transacto. O montante do reembolso, incluindo os juros e despesas, foi de 4,5 mil milhões, o que representou uma diminuição de 11,6% relativamente ao ano anterior. Por enquanto, o número de transacções realizadas com cartões de débito (não incluindo o levantamento de numerário) totalizou 301,8 mil. O valor total de compras efectuadas com cartões de débito atingiu 637 milhões de patacas.

      Em relação ao pagamento móvel, o número de transacções foi de 61,4 milhões, o que representou um créscimo de 13,8% relativamente ao ano anterior, enquanto que o valor das transacções foi de 6,3 mil milhões de patacas, correspondendo a um créscimo de 18,6% relativamente ao ano anterior. O valor médio por transacção foi de 102,4. Até ao final de Setembro, o número de aparelhos que aceitam o pagamento móvel e os suportes de “QR Code” em Macau atingiu 92,9 mil, tendo traduzido a um crescimento de 10,5% relativamente ao ano anterior.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau