Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
30.9 ° C
32.9 °
30.9 °
84 %
5.1kmh
40 %
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °
Dom
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaFestival de Cinema Alemão arranca este fim-de-semana em Macau

      Festival de Cinema Alemão arranca este fim-de-semana em Macau

      O evento, organizado pela CUT em parceria com o Instituto Goethe de Hong Kong, promete novos filmes alemães e clássicos expressionistas alemães. O filme de animação “Fritzi – A Revolutionary Tale” abre o festival, no dia 5 de Novembro, e o multipremiado “Goodbye Lenin” encerra-o no dia 20 de Novembro, ambos na sala 2 do Cinema Alegria. O actor Franz Rogowski é homenageado pelo seu excelente trabalho em “Great Freedom”.

      A sétima edição do KINO – Festival de Cinema Alemão de Macau começa este sábado e é dividido em duas partes. Uma que vai até segunda-feira, dia 7 de Novembro, e depois recomeça no dia 11, sexta-feira, e segue directo até dia 20 de Novembro. “Entre altos e baixos, bem como contando com as flutuações da pandemia de Covid-19, a nova edição do KINO – Festival de Cinema Alemão de Macau está finalmente aqui para receber os cinéfilos do território”, escreveu a organização em nota de imprensa.

      Com curadoria de Rita Wong, o festival abre no sábado, na sala 2 do Cinema Alegria, com o filme de animação “Fritzi – A Revolutionary Tale”, realizado por Ralf Kukula e Matthias Bruhn. Produzido em 2019, o filme de 87 minutos passa-se em 1989, no ano do início da destruição do Muro de Berlim. A obra já recebeu alguns prémios como, por exemplo, o da German Film Critics Association Awards, em 2020, ou no German Film Awards, também no mesmo ano.

      O evento traz ainda para o Cinema Alegria e para a CUT, a funcionar no segundo andar da livraria Pin-To Livros & Música, “The Royal Game”, de Philipp Stölzl, “My Son”, de Lena Stahl, “Undine”, de Christian Petzold, “The Last Execution”, de Franziska Stünkel ou “Great Freedom”, de Sebastian Meise, com fantástica interpretação do aclamado actor alemão Franz Rogowski, entre muitos outros filmes. “Desta vez, a mais recente obra-prima de Franz estreou em Hong Kong e Macau, e o KINO aproveita esta oportunidade para trazer cinéfilos locais e audiência as duas obras de peso Transit e Undine, as melhores colaborações de Franz, Christian Petzold e Paula Beer, que ganhou o prémio de Melhor Actriz na Berlinale e no European Film Festival”, referiu a organização.

      Entre os clássicos destaque para “The Bicycle”, de 1982, realizado por Evelyn Schmidt, ou “Coming Out”, de 1989, dirigido por Heiner Carow. “A Deutsche Film AG (DEFA) foi fundada há 75 anos em Potsdam-Babelsberg. À época da reunificação, havia produzido cerca de 700 longas-metragens, cerca de 2.500 documentários e curtas-metragens e 950 filmes de animação. Hoje, toda a produção cinematográfica da RDA é administrada pela Fundação DEFA. Para marcar o 75.º aniversário, o KINO seleccionou dois desses filmes para apreciação do público de Macau. Como importantes documentos contemporâneos, esses filmes permitem-nos hoje ter uma visão da vida na RDA”, revelou a organização do festival.

      O festival encerra dia 20 de Novembro no Cinema Alegriacom o multipremiado “Goodbye Lenin”, de 2003, realizado por Wolfgang Becker e protagonizado por Daniel Brühl e Katrin Sass. “A trama passa-se em Berlim Oriental, corria o ano de 1989. Nos últimos dias antes da queda do Muro de Berlim, há tumultos contra o regime. Uma comunista leal chamada Christiane (Katrin Sass) vê o seu filho, Alex (Daniel Bruhl), espancado pela polícia na televisão, sofre um ataque de coração e entra em coma. Durante os meses em que fica inconsciente, o muro cai, a Alemanha reunifica-se e o mundo que ela conhecia desaparece. Quando, milagrosamente, recupera a consciência, tudo é diferente”, pode ler-.se na sinopse do filme.

      Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos online em https://1ticks.com/event/ulB6sWRw, tendo um custo de 80 patacas.