Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.9 ° C
31.9 °
30.9 °
79 %
4.1kmh
40 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaDespesas do Governo com o surto do Verão foram superiores a mil...

      Despesas do Governo com o surto do Verão foram superiores a mil milhões de patacas

      O Executivo fez as contas e concluiu que o surto do Verão em Macau custou aos cofres públicos mais de mil milhões de patacas. As conclusões foram divulgadas no relatório final sobre a resposta à situação epidémica “no dia 18 de Junho” do Governo da RAEM.

      O documento diz que, no total, foram gastos 1,08 mil milhões de patacas, incluindo o pagamento das despesas dos vários itens realizados: a realização de 14 planos de teste do ácido nucleico para toda da população, testes do ácido nucleico em áreas-alvo e grupos-alvo, aquisição de um grande número de conjuntos de teste rápido de antigénios e máscaras KN95, aluguel de hotéis para realização da observação médica, transporte, aquisição de outros materiais e consumíveis anti-epidemia. No relatório, as autoridades contabilizam cerca de 130.000 casos de consultas e casos de pedido de assistência durante o surto do Verão.

      Por outro lado, o surto mostrou que “o mecanismo regular de vigilância epidemiológica e de alerta precoce de Macau, tem desempenhado o seu devido papel, tendo também capacidade de resposta e mobilização”. “A experiência prática dessa epidemia proporciona os dados de referência para as acções de combate à epidemia a desenvolver no futuro”, lê-se no documento.

      O relatório diz também que o Governo “continuará a aperfeiçoar e a pormenorizar todos os trabalhos preparativos para a luta contra a epidemia, a ajustar e optimizar, de forma contínua, as diversas medidas de prevenção de acordo com as características das variantes das estirpes e a evolução real da epidemia”.

      Este relatório foi elaborado após a auscultação das opiniões de 15 grupos especializados de trabalho e dos diversos setores da sociedade, explicam as autoridades de saúde.