Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
31.7 ° C
34.8 °
30.9 °
89 %
5.1kmh
40 %
Ter
32 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioLusofoniaPolíticos e personalidades mundiais saúdam eleição de Lula da Silva

      Políticos e personalidades mundiais saúdam eleição de Lula da Silva

      Depois de confirmada a vitória de Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, foram diversas as saudações oriundas de toda a parte do mundo, congratulando-se pela vitória do líder do Partido dos Trabalhadores que assume que o combate à fome é “o compromisso número um” do seu futuro Governo, prometendo ainda lutar pelo “desmatamento zero” da Amazónia.

      O vencedor das eleições presidenciais brasileiras, Lula da Silva, afirmou este domingo que “o Brasil está de volta” e avisou que “não existem dois ‘Brasis’”, defendendo que o país precisa “de paz e união”. “O mundo sente saudade do Brasil, saudade daquele Brasil soberano, que falava de igual para igual com os países mais ricos e poderosos, e que ao mesmo tempo contribuía para o desenvolvimento dos países mais pobres. (…) Hoje, estamos a dizer ao mundo que o Brasil está de volta, que o Brasil é grande de mais para ser relegado a esse triste papel de pária no Mundo”, declarou, no seu primeiro discurso após a confirmação da sua vitória na segunda volta das eleições presidenciais, contra o actual Presidente, Jair Bolsonaro.“Tentaram enterrar-me vivo e eu estou aqui”, disse ainda, lembrando que o combate à fome é “o compromisso número um” do seu futuro Governo, prometendo ainda lutar pelo “desmatamento zero” da Amazónia.

      Depois de confirmado os resultados finais da eleição brasileira, foram diversas as saudações que o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu. Políticos e personalidades diversas mostram-se optimistas com a eleição de Lula da Silva.

      O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o Presidente eleito e manifestou-se certo de que o seu mandato corresponderá a um período promissor nas relações com Portugal. “O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em Janeiro próximo corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, lê-se numa mensagem publicada no portal oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet.

      Já o primeiro-ministro português afirmou que já teve a oportunidade de “felicitar calorosamente” Lula da Silva pela sua eleição como Presidente do Brasil e manifestou “grande entusiasmo” com a perspectiva de trabalho conjunto nos próximos anos. “Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula da Silva pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter.

      Também o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, saudou a vitória de Lula da Silva na segunda volta das presidenciais considerando ter sido “feita justiça ao restaurar-se a vibrante democracia brasileira”. “Parabéns Amigo Lula! Parabéns Povo Brasileiro! Justiça foi feita ao restaurar-se a vibrante democracia brasileira e assim corrigirem-se os graves atropelos ao Estado de Direito, as graves injustiças na perseguição e manipulação do poder judicial contra Lula”, escreve Ramos-Horta na sua mensagem de felicitações. Segundo Ramos-Horta, “não houve muitos líderes mundiais que se solidarizaram com Lula quando ele foi humilhado e preso”.

      O Presidente de Moçambique também saudou o “irmão Lula” pela vitória nas eleições para a presidência do Brasil, referindo que foi uma conquista feita com “coragem”. “Foi uma vitória conquistada pela perseverança, humildade, fé na justiça e, sobretudo, foi uma vitória da coragem do povo brasileiro de enfrentar o futuro consigo, rumo a um país mais forte e justo”, escreveu Filipe Nyusi na página oficial do Facebook.

      O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmaram acreditar no reforço das relações com o Brasil após a eleição de Lula da Silva. “Felicito Lula da Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais”, afirmaram ambos, em mensagens divulgadas nas respectivas contas na rede social Facebook.

      O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou Lula da Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais e desejou o reforço das relações bilaterais. “Umaro Sissoco Embaló deseja que o Brasil e a Guiné-Bissau trabalhem juntos e fortaleçam as excelentes relações bilaterais existentes entre os dois países”, refere uma mensagem na página oficial da Presidência guineense na rede social Facebook.

      CONTINUAR A COOPERAÇÃO

      Fora do universo lusófono, o Presidente norte-americano, Joe Biden, felicitou ontem Lula da Silva para a Presidência do Brasil, manifestando empenho em “continuar a cooperação” entre os dois países.Envio as minhas felicitações a Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição para ser o próximo Presidente do Brasil, após eleições livres, justas e credíveis”, afirma o chefe de Estado norte-americano, numa declaração divulgada esta noite.

      Putin também felicitou Lula e pede uma cooperação construtiva”. “Por favor, aceite as minhas sinceras felicitações (…) Os resultados das eleições confirmaram a sua grande autoridade política. Espero que, fazendo esforços conjuntos, asseguremos um maior desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”, disse oPresidente da Rússia, numa mensagem enviada a Lula da Silva, de acordo com o Kremlin.

      O primeiro-ministro do Japão felicitou Lula da Silva pela vitória e pediu um reforço das relações bilaterais, depois da mudança de governo. Fumio Kishida enviou uma mensagem a Lula, na qual “expressou o desejo de trabalhar em conjunto com o Brasil, um parceiro global estratégico, para continuar a desenvolver a boa relação bilateral tradicional” com o Japão, de acordo com uma declaração divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico.

      Os líderes da Austrália e da Nova Zelândia felicitaram o Presidente eleito pela vitória na segunda volta das presidenciais brasileiras e disseram querer trabalhar com o Brasil na protecção do ambiente.

      o Presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou a vitória de Lula da Silva, na rede social Twitter, que considera ser “uma nova página na história do Brasil”. “Juntos, vamos unir forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o laço de amizade entre os nossos dois países”, afirmou o chefe de Estado francês.

      Também o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, felicitou Luiz Inácio Lula da Silva, com quem está “ansioso por trabalhar”, nomeadamente em temas que ambos consideram prioritários como “a protecção do ambiente”. O primeiro-ministro canadiano utilizou a rede social Twitter para demonstrar o seu apoio a Lula da Silva, Presidente eleito no Brasil. “O povo do Brasil falou. Estou ansioso por trabalhar com @LulaOficial”, afirmou.