Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaRestaurante Macau Kitchen finalista no Scottish Asian Food Awards

      Restaurante Macau Kitchen finalista no Scottish Asian Food Awards

      O proprietário do espaço, Kel de Freitas, afirmou ao PONTO FINAL que estar na final é já uma boa montra, mas se ganhar “a cozinha macaense vai ficar ainda mais conhecida”. Já este ano, o Macau Kitchen foi considerado o Melhor Restaurante de “World Food” pelo jornal Edinburgh Evening News, um dos mais prestigiados na Escócia.

      O restaurante Macau Kitchen, de Edimburgo, na Escócia, acaba de ser nomeado finalista na edição deste ano do The Scottish Asian Food Awards na categoria de Asian FusionRestaurant of the Year.

      Ao PONTO FINAL, o chef Kei de Freitas, proprietário do espaço, admitiu que a nomeação “é muito boa”. “Somos o único restaurante independente, uma vez que todos os outros nomeados são grandes restaurantes”, começou por dizer.

      O facto de ser um restaurante asiático de fusão com influência portuguesa ainda aguça mais o apetite. “Estarmos na final com mais nove restaurantes de toda a Escócia é fantástico e, se ganharmos, naturalmente a cozinha macaense vai ficar ainda mais conhecida. Se não ganharmos, também ficamos bem na fotografia com uma boa presença na final”, assumiu Kei de Freitas, chef moçambicano que cresceu na cidade do Porto.

      Recorde-se que este tem sido um ano em cheio para o Macau Kitchen. Em Setembro, foi considerado o Melhor Restaurante de “World Food” pelo jornal Edinburgh Evening News, um dos mais prestigiados na Escócia.

      Na altura, Kei de Freitas, que partilha a gestão do conceito e do negócio com a mulher Hoeyyn Ngu, uma artista plástica chinesa nascida na Malásia, consagrada e vencedora de vários prémios internacionais, referiu que o título foi “um grande incentivo”. “Ser considerado um dos melhores ė sempre um grande incentivo para continuarmos a fazer o que sempre fizemos. Repare que o restaurante ė simples e tomar conta do nosso cliente desde que entra até sair é a nossa prioridade”, explicou, acrescentando que “todas as regras do restaurante estão baseadas neste princípio”, notou em declarações ao nosso jornal há cerca de dois meses.

      Os restantes nove nomeados são o Café Presko (também em Edimburgo), o The Hanoi Bike Shop, o Ka Pao Glasgow, o Tofu, o Opium e o Mamasan Bar & Brasserie (todos em Glasgow), o Tiger on the Wall (Inverness), o Oshibori Restaurant (Dundee) e o Bite East (Stirling). O vencedor saber-se-á no final do mês de Novembro.

      O restaurante Macau Kitchen abriu portas em 2019 e foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. “Depois de dois anos de muita dificuldade devido à pandemia de Covid-19 que afectou, claramente, mas também ajudou a melhorarmos outras coisas”, notou Kei de Freitas.

      The Scottish Asian Food Awards, competição criada pela empresa Oceanic Consulting, vai este ano para a sua terceira edição depois de dois anos de interregno, precisamente, devido à pandemia de Covid-19.

      Recorde-se que Macau foi designada como Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na área da gastronomia, em 2017, reconhecendo-se que a cozinha macaense contribui para o desenvolvimento sustentável do território, sendo considerada uma das mais antigas de fusão.