Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeParque infantil da Doca do Lam Mau abre ao público no início...

      Parque infantil da Doca do Lam Mau abre ao público no início de Novembro

      São cerca de 6.220 metros quadrados de área de superfície que estarão abertos ao público a partir de 9 de Novembro, diariamente, das 7h às 22h. O local terá a primeira zona de areia da península de Macau. No parque de diversão foi ainda criada uma zona de brinquedos para convívio entre pais e filhos, com escorregas, relva artificial, colinas, entre outros atractivos.

      O parque de diversão infantil na zona de lazer provisória localizada na Avenida Marginal do Lam Mau irá abrir ao público no próximo dia 9 de Novembro, anunciou, na passada sexta-feira, o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) em comunicado de imprensa.

      O organismo explica, no mesmo comunicado, que, além de terem sido introduzidos no parque equipamentos de diversão destinados a pais e filhos, foi ainda ali criada a primeira zona de areia da península de Macau. “Inicialmente, durante o período experimental de funcionamento, prevê-se que o fluxo de pessoas seja maior, pelo que será aplicado um sistema de marcação prévia, para controlo do número de pessoas”, explicou o IAM, que sublinhou a necessidade de pais seguirem as indicações no local.

      O IAM utilizou os quatro terrenos desaproveitados na Avenida Marginal do Lam Mau para construir, por fases, a zona de lazer provisória, a qual abrange uma área de 6.220 metros quadrados e reúne, em conjunto, conteúdos complexos recreativos e de diversão para crianças. De acordo com o organismo, “foi ainda optimizado o ambiente para passeios, tendo sido também melhorada a arborização da paisagem panorâmica, criando assim um espaço de lazer e diversão para os cidadãos das zonas da Doca do Lam Mau e do Fai Chi Kei”. De entre estas, acrescenta o instituto, “a zona complexa de exercício de manutenção física foi aberta já em Agosto do ano passado, para a utilização dos cidadãos, e o parque de diversão infantil e rinque de patinagem, que abrangem cerca de 2.300 metros quadrados de área de superfície, estarão abertos ao público a partir de 9 de Novembro, diariamente, das 7h às 22h”.          

      O parque de diversão infantil introduz instalações de diversão inovadoras “com vista a criar um ambiente de apoio entre amigos e de divertimento descontraído, para que as crianças também se possam divertir a brincar com areia e água dentro do bairro comunitário, permitindo-lhes desenvolver as suas capacidades criativas através de jogos de construção com areia”.

      É obrigatório que as crianças com idades até aos cinco anos, inclusive, ao entrar na zona de areia, estejam acompanhadas pelos pais, enfatizou o IAM. “Em simultâneo, na fase inicial de funcionamento do parque, é necessária a marcação prévia, para controlar o fluxo de pessoas na zona de areia”. Com vista a garantir a qualidade da zona de areia, além da inspecção e da limpeza diária desta, antes de abrir ao público, será ainda levada a cabo a sua manutenção mensal, sendo esta zona de areia suspensa ao público, durante esse período, garantiu o IAM. “No parque de diversão, foi ainda criada uma zona de brinquedos para convívio entre pais e filhos, com escorregas, relva artificial, colinas, etc. A zona é dividida em áreas para diferentes faixas etárias, adequadas para crianças dos três aos 12 anos exercitarem a coordenação motora e o sentido de equilíbrio. Um outro conjunto de instalação de diversão, aéreo, contém elementos de escalada, que propõem um desafio mais adequado a crianças de idade mais avançada, permitindo-lhes aprender, a brincar, como se podem divertir em segurança e praticar exercício físico”, referiu o instituto público.

      Além do parque de diversão infantil, na zona de lazer provisória estão ainda instalados campos livres, zona de exercícios de manutenção física, praça multifunções, rinque de patinagem e outras instalações de actividades recreativas e de descanso, proporcionando ao público opções de descanso e desporto diversificadas. “Ao mesmo tempo, na zona de lazer, foram também colocadas cadeiras com cobertura para o sol, lavatórios, bebedouros, máquinas de venda automática, sanitários públicos sem barreiras para pais e filhos, sala de amamentação, etc., prestando, através deste conjunto complementar de cortesia, um serviço diversificado”, pode ainda ler-se no comunicado do IAM.