Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
83 %
4.6kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
29 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCultura“Fórum Cultural Internacional sobre a Rota Marítima da Seda” vai decorrer em...

      “Fórum Cultural Internacional sobre a Rota Marítima da Seda” vai decorrer em Macau

      É já no próximo mês de Novembro que o Centro de Convenções do Centro de Ciência de Macau recebe, por dois dias, especialistas e académicos do China, bem como do exterior para compartilharem resultados de investigação. “É importante continuar a promover o papel de Macau como uma base de intercâmbio e cooperação onde coexistem diferentes culturas predominando a cultura chinesa para o intercâmbio”, sublinhou a presidente do Instituto Cultural, Leong WaiMan.

      O Instituto Cultural (IC) anunciou ontem, em conferência de imprensa no Auditório do Museu de Arte de Macau (MAM), a realização do “Fórum Cultural Internacional sobre a Rota Marítima da Seda”, no Centro de Convenções do Centro de Ciência de Macau, nos dias 16 e 17 de Novembro.

      O evento servirá não só para facilitar a conservação do património cultural da Rota Marítima da Seda e sua nomeação para a Lista do Património Cultural da UNESCO e o intercâmbio e aprendizagem mútua entre civilizações, como para especialistas e académicos da China e do exterior compartilharem resultados de investigação sobre a temática, referiu a presidente do IC aos jornalistas.

      Leong Wai Man assinalou que durante o evento “mais de 20 especialistas e académicos serão convidados a participar, simultaneamente online e offline, por forma a partilhar resultados inovadores e experiências práticas em vários temas neste campo, incluindo: a conservação e utilização sustentável do património cultural ao longo da Rota Marítima da Seda, o delineamento da escala temporal e espacial da rota e a história e o valor contemporâneo do património cultural ao longo da rota”.

      A responsável do IC também avançou que, a fim de enriquecer as actividades do Fórum e ampliar a participação da sociedade, “realizam-se no âmbito do Fórum Cultural Internacional uma série de actividades promocionais, incluindo a exposição fotográfica sobre a conservação e estudo do património cultural da Rota Marítima da Seda, visitas guiadas temáticas a locais históricos em Macau e workshops temáticos para pais e filhos”. “É importante continuar a promover o papel de Macau como uma base de intercâmbio e cooperação onde coexistem diferentes culturas predominando a cultura chinesa para o intercâmbio, incentivando o intercâmbio e a cooperação na protecção e gestão do património cultural da Rota Marítima da Seda e facilitando a nomeação da rota para a Lista do Património Cultural da UNESCO”, enfatizou Leong Wai Man.

      Importante ponto de paragem histórico da Rota Marítima da Seda e membro da Aliança das Cidades para a Protecção da Rota Marítima e Candidatura Conjunta ao Património Cultural Mundial, Macau é uma cidade com profundas conotações de intercâmbio multicultural.

      Na tarde do dia 17 de Novembro serão realizadas duas sessões em instituições terciárias, na Biblioteca Wu Yee Sun da Universidade de Macau e no Edifício Inspiração do Instituto de Formação Turística de Macau, “nas quais vários especialistas e académicos de renome nacionais e do exterior irão partilhar os resultados das suas investigações e proferir palestras sob o tema conservação e desenvolvimento sustentável do património cultural da Rota Marítima da Seda”.

      O Fórum é apresentado conjuntamente pela secretária para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM e pela Administração Nacional do Património Cultural, organizado pelo IC, pela Academia Chinesa do Património Cultural, pelo Gabinete de Guangzhou da Aliança das Cidades para a Protecção da Rota Marítima e Candidatura Conjunta ao Património Cultural Mundial, e pelo ICOMOS China, e co-organizado pela Universidade de Macau e pelo Instituto de Formação Turística de Macau.

      A entrada no evento, bem como a participação nas visitas guiadas temáticas e workshops para pais e filhos, é gratuita. Os residentes podem registar-se através da página na internetdo Fórum (www.culturalheritage.mo/MSRICF/2022) ou do “Sistema de Registo em Actividades” do IC (www.icm.gov.mo/eform/event) a partir das 10h do dia 28 de Outubro. As vagas para o Fórum são limitadas e serão atribuídas por ordem de chegada, enquanto as vagas para as demais actividades serão seleccionadas por sorteio informático. As visitas guiadas estarão disponíveis para reservas de grupo superior a 10 pessoas.

      CAIXA

      IC confirma abertura parcial da Fábrica de Panchões Iec Long em Dezembro

      À margem da apresentação do Fórum Cultural da Rota da Seda Marítima, a presidente do Instituto Cultural (IC) confirmou que as instalações da antiga Fábrica de Panchões IecLong, localizada na Taipa, abrirão de forma parcial já em Dezembro, como já havia sido avançado numa visita ao local promovida pelo Governo da RAEM em Março deste ano. O local, onde vai funcionar um Centro de Inovação, centros expositivos e de memória das antigas actividades daquele edifício, abrirá totalmente depois do primeiro trimestre de 2023, considerou Leong Wai Man. A antiga Fábrica de Panchões Iec Long ocupa mais de 20 mil metros quadrados de terreno, tendo o espaço passado para as mãos do IC no dia 9 de Dezembro de 2020.