Edição do dia

Suplementos

PUB
Mais
      InícioSociedadeLisboa acolhe Assembleia Geral da UCCLA. Macau já confirmou presença

Lisboa acolhe Assembleia Geral da UCCLA. Macau já confirmou presença

A cidade de Lisboa, em Portugal, vai acolher, no próximo dia 27 de Outubro, a partir das 15h (hora local, mais 7h em Macau), a XXXVIII Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), constituída pelas delegações de cidades e empresas associadas. A assembleia – que decorrerá no Pátio da Galé, na Praça do Comércio -, será presidida pela cidade de Luanda, capital de Angola.

Da ordem de trabalhos constam, entre outros, os seguintes pontos de análise: Relatório e Contas de 2021, Programa de Actividades de 2022, moções diversas, pedidos de adesão e de exoneração e eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2022-2024. A sessão de encerramento contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da Ministra da Coesão Territorial de Portugal, Ana Abrunhosa.

De acordo com a nota de imprensa enviada à comunicação social pela UCCLA, foram convidados a assistirem os embaixadores dos países de língua portuguesa acreditados em Portugal, os representantes das missões destes países junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Secretário Executivo da CPLP e o presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros.

Estão confirmadas a presença das cidades Belas, Cazenga e Luanda (Angola); Belém e Fortaleza (Brasil); Praia e Sal (Cabo Verde); Macau (China); Olivença (Espanha); Bissau, Bolama e Cacheu (Guiné-Bissau); Beira, Chibuto, Ilha de Moçambique, Maputo, Nampula e Quelimane (Moçambique); Almada, Angra do Heroísmo, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Guimarães, Lisboa, Mértola, Oeiras, Porto e Sintra (Portugal); Água Grande e Santo António do Príncipe (São Tomé e Príncipe) e, ainda, Díli (Timor-Leste).

ADP Internacional – Águas de Portugal; Africonsult – Consultores de Engenharia, Lda; AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa; BDO & Associados, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda; Diorama – Gestão e Participações; EMEP – Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia; Lusa – Agência de Notícias de Portugal, S.A.; Observatório da China; OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal; SRS Advogados e Visabeira Global são as empresas ou associações que já confirmaram presença no evento.