Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29 ° C
29.9 °
28.9 °
94 %
4.1kmh
40 %
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCarta de condução e a apólice de seguro do veículo surgem em...

      Carta de condução e a apólice de seguro do veículo surgem em formato digital

       

      Tudo se faz através da Conta Única de Macau. A partir deste sábado, dia 15 de Outubro, os condutores, se lhes for solicitado, poderão optar por exibir, através de meios electrónicos, a carta de condução e a apólice de seguro do veículo, com os mesmos efeitos previstos para os documentos em papel. A novidade foi ontem anunciada em conferência de imprensa conjunta de diversas entidades do Governo de Macau, na sede dos Serviços de Administração e Função Pública.

      Os condutores passam, desse modo, a ficar dispensados da obrigatoriedade de porte do documento de identificação do veículo (livrete), bem como do comprovativo do título de registo de propriedade (título de registo) e do certificado de aprovação de veículo na inspecção periódica ou extraordinária. Assim, os condutores podem vincular a carta de condução de Macau válida na Conta Única de Macau, bem como a permissão especial de condução.

      Já relativamente às apólices de seguro do veículo, existem actualmente oito seguradoras que já imprimem o código QR do seguro do veículo nas apólices de seguro recém-emitidas, podendo o proprietário digitalizá-lo, através da Conta Única de Macau, para vincular o seguro do seu veículo. Como fez com a carta de condução e com os documentos do veículo, os proprietários poderão solicitar à companhia de seguro o código QR do seguro, através da Conta Única de Macau, para vincular a apólice de seguro do seu veículo emitida antes de 15 de Agosto. Quanto ao proprietário que já vinculou o seguro do seu veículo, os dados do seguro podem ser automaticamente visualizados, não necessitando de efectuar novamente os procedimentos de digitalização.

      Apesar do avanço tecnológico nesta área, as autoridades salvaguardaram que os documentos físicos da carta de condução e apólice de seguro do veículo continuam a produzir os mesmos efeitos. Cerca de 130 mil veículos motorizados já vinculados na Conta Única de Macau, o que significa que mais de 50% de veículos motorizados já estão vinculados. Actualmente, há mais de 410 mil pessoas que criaram conta nessa plataforma.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau