Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaARTM apresenta “Gems on Paper – The World Beyond Exlibris” do artista...

      ARTM apresenta “Gems on Paper – The World Beyond Exlibris” do artista Chen Xiaofeng

      A Associação de Reabilitação de Toxicodependentes de Macau (ARTM), através do seu projecto “Hold On to Hope”, promove a exposição “Gems on Paper – The World Beyond Exlibris” do artista Chen Xiaofeng, com abertura marcada para o próximo domingo, dia 16 de Outubro, pelas 16h, na galeria Hold On to Hope, situada nas casas amarelas da antiga leprosaria na aldeia de Nossa Senhora em Ká-Hó.

      Esta exposição revela um total de 38 exlibris e pequenas gravuras do artista. Exlibris é originário do período renascentista na Europa. Trata-se de uma etiqueta decorativa que geralmente é feita com letras pequenas e é frequentemente utilizado pelo dono de um livro para colar na folha de rosto do seu livro amado a fim de indicar o sentimento do leitor sobre o conteúdo do livro, mostrando assim o seu estilo de leitura ou mesmo o seu lema de vida e, assim, tornar-se uma marca única para os leitores.

      O autor aposta em diferentes tons de cinza acompanhados de várias cores quentes e frias, criando tons que mostram caleidoscópicos de emoções que cobrem a força e a beleza nas nossas vidas. “O cinza não é branco nem preto, descreve o sentimento ambíguo que não pode ser descrito com palavras, o que combina muito com as emoções ilusórias do amor”, pode ler-se no comunicado de imprensa divulgado ontem.

      Na obra “Ladies as Jade”, Chen ilustra livros como figuras humanas. A expressão “riqueza e beleza podem ser adquiridas através do estudo diligente em livros”. Antigamente as pessoas acreditavam que o conhecimento nos livros pode trazer riqueza e amor. O hábito de leitura de hoje mudou para uma acção auto-iniciada directa – apaixonar-se pelo seu livro. “O processo de escolha de um livro hoje em dia é como procurar uma árvore na floresta. As pessoas que apreciam os livros vão passear pela floresta, lendo o mundo no livro, encontrando uma alma e outra, apreciando emoções diferentes, apreciando a diferença da vida. E este exlibris apenas reflecte a emoção exacta que ressoa o nosso coração e o encontro com um novo mundo”, refere ainda o mesmo comunicado.

      Outras séries, como “Show Time”, “Mask”, “Sprout”, são figurativas e abstractas, reflectindo criativamente os pensamentos de Chen Xiaofeng sobre diferentes conteúdos de livros.

       

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau