Edição do dia

Quarta-feira, 7 de Dezembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu limpo
17.9 ° C
21.6 °
17.9 °
72 %
7.2kmh
0 %
Qua
19 °
Qui
22 °
Sex
22 °
Sáb
22 °
Dom
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Obras inspiradas no Património Mundial de Macau estreiam em Pequim

      Obras inspiradas no Património Mundial de Macau estreiam em Pequim

      A exposição “Legado Centenário: Pinturas de Edifícios e Paisagens de Macau do Museu de Arte de Macau”, organizada pelo Instituto Cultural (IC) e pelo Museu do Palácio, foi inaugurada na passada sexta-feira, no Pavilhão da Abstinência do Museu do Palácio, anunciou o IC em nota de imprensa.

      O Museu de Arte de Macau (MAM) herdou a colecção do antigo Museu Luís de Camões, tendo desenvolvido uma colecção única de obras adquiridas ao longo de muitos anos. O Centro Histórico de Macau foi inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO em 2005, tendo-se tornado um marco cultural fundamental da cidade que cristaliza mais de 400 anos de intercâmbios mutuamente complementares e de coexistência multicultural entre a China e o Ocidente.

      Esta exposição apresenta uma selecção de 82 obras do MAM, as quais reflectem os diferentes aspectos dos edifícios classificados como Património Mundial de Macau. Englobando três secções, nomeadamente, “Visitantes de Longe”, “Um Caleidoscópio” e “Cidade de Fascínio”, esta exposição centra-se nas pinturas da paisagem de Macau criadas entre os séculos XVIII e XXI por pintores locais e de outras proveniências, com o objectivo de revelar a essência arquitectónica e o valor cultural do Património Mundial de Macau. As diversas imagens de Macau apresentadas na exposição, incluindo desenhos, aguarelas, pinturas a óleo, pinturas a tinta e gravuras, associam-se aos vestígios artísticos que vários mestres de diferentes épocas deixaram em Macau, formando um diário de viagem artístico que tem como pano de fundo os edifícios históricos da cidade.

      A exposição ficará patente até ao dia 6 de Novembro, estando aberta diariamente das 8h30 às 17h (até às 16h30 horas, a partir de 1 de Novembro) e encerrando à segunda-feira, excepto nos feriados oficiais.

      A cerimónia de inauguração foi presidida pelo director do Museu do Palácio, Wang Xudong, e pela presidente do IC, Leong Wai Man, entre outras personalidades.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau