Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
24.7 ° C
24.9 °
24.3 °
94 %
3.1kmh
40 %
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaIntimidade das estrelas da música revelada em livro com histórias e cartoons...

      Intimidade das estrelas da música revelada em livro com histórias e cartoons  

      O professor universitário e antigo jornalista José Manuel Simões juntou-se ao cartoonista Rodrigo de Matos para revelarem, juntos, a intimidade das estrelas da música. São histórias de um total de 50 cantores ou músicos que agora se veem plasmadas em livro. Sting, Tina Turner, José Mário Branco, Gabriel O Pensador ou Sérgio Godinho são alguns dos nomes que podemos encontrar nas pouco mais de 120 páginas de “IE!! Na intimidade com as estrelas da música”.

       

      “IE!! Na intimidade com as estrelas da música” é a proposta do professor da Universidade de São José (USJ) José Manuel Simões com ilustração do cartoonista Rodrigo de Matos. Trata-se de um livro, com lançamento marcado para o próximo dia 29 de Setembro, pelas 18h30, no The Roadhouse Macau na Broadway situada no complexo do Galaxy, no Cotai, que revela “vivências acontecidas fora das vistas dos espectadores, por detrás das câmaras e dos palcos” de 50 cantores ou músicos de todo o mundo. A apresentação da obra estará a cargo do jornalista José Carlos Matias.

      Desde Daniela Mercury até Mariah Carey, passando por Rui Veloso, pela malograda Whitney Houston ou ainda por Ana Malhoa, a obra reúne diversos anos de escritos sobre música de José Manuel Simões. “Tentei ser um veículo entre os artistas e os públicos, documentando-me na investigação e sobretudo nas entrevistas, tentando ser fiel, imparcial e primar por uma postura ética solidificada no rigor e na tentativa de objectividade”, refere o autor.

      Primeiramente no Jornal de Notícias, José Manuel Simões criou relações de mútuo respeito e consideração com artistas que ao longo do tempo foi conhecendo para além da formalidade, “criando proximidade e laços de intimidade que nalguns casos continuam a perdurar para além do tempo e do espaço”. “Anos depois, quando o Correio da Manhã me convidou para semanalmente escrever crónicas no suplemento ‘Vidas’ sobre as estrelas da música, comecei por romper com essa ideia de ser ponte ou link da palavra dos outros para passar a ser uma espécie de retratista que, sempre com amor à verdade, tinha como principal motivação contar episódios insólitos e facetas menos conhecidas das estrelas que na maioria dos casos aprendi a admirar para além dos palcos”, afirmou também o autor, acrescentando que alguns dos episódios revelados pelo novo livro são baseados nessas crónicas.

      Mas a obra não seria a mesma se não tivesse, igualmente, a envolvência do cartoonista “e amigo” Rodrigo de Matos, considera José Manuel Simões. “Quando lancei o desafio ao meu amigo e premiado cartoonista Rodrigo de Matos para ilustrar cada uma destas 50 crónicas sabia à partida que poderia contar com humor inteligente, irreverência e acutilância. Confesso-vos, porém, que o seu talento me foi surpreendendo à medida em que semanalmente ia recebendo os seus e-mails com o resultado da sua inspiração”, notou.

       

      HISTÓRIAS DIVERTIDAS E INCONFIDÊNCIAS DE BASTIDORES

       

      Rodrigo de Matos agarrou o projecto com a mesma vontade de sempre, envolvendo-se de alma e coração no mesmo. “Quando o José Manuel Simões me convidou para ilustrar uma colectânea de crónicas sobre o lado menos conhecido de grandes vedetas da música, não demorou a empolgar-me com a ideia. Sabia que ele, ao longo da sua carreira como jornalista no meio musical, tinha acumulado imensas histórias divertidas e inconfidências de bastidores. Foi uma diversão ler uma atrás da outra e enche-me de alegria que os leitores possam agora ter também essa oportunidade”, admitiu o cartoonista.

      Como decorreu a ilustração das 50 crónicas, foi o que procurámos saber. Rodrigo de Matos explica que, ao lançar-se ao trabalho, “a curiosidade em conhecer em primeira mão todos esses episódios insólitos, presenciados pelo nosso repórter no meio dos astros do palco, foi a centelha. E o nosso entendimento harmonioso na forma de encarar os caminhos que este trabalho tinha de seguir, para permitir um casamento perfeito entre texto e desenho, foi o combustível de que fui bebendo para, em pouco tempo, quase sem dar por ela, ter prontas cinco dezenas de caricaturas”, disse o também jornalista, admitindo que os seus cartoons produzidos para este livro “acabaram por ser um piscar de olho ao leitor, um complemento original para histórias que, por si só, já seriam suficientes para desencadear um choque de boa disposição”.

      O cartoonista do PONTO FINAL e do Expresso sublinha que teve “total liberdade para explorar visualmente os aspectos que achei mais curiosos e interessantes de cada crónica”. “Usei, por vezes, uma linguagem mais simbólica e metafórica, outras, mais literal, mas sempre tentando lançar um olhar divertido sobre estes figurões”, explicou, referindo que teve sempre a preocupação “de tratar de igual forma tanto aqueles, de entre eles, cujo trabalho admiro, como os outros, cujas cantigas me causam aversão”. “Todos mereceram a mesma agudeza sarcástica da minha caneta implacável”, concluiu.

      O espectro musical é muito variado. Nas mais de 120 páginas, “IE!! Na intimidade com as estrelas da música”, publicado com a chancela da Media XXI, contém crónicas e cartoons de Adolfo Luxúria Canibal, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Ana Malhoa, Arnaldo Antunes, Ben Harper, Boss AC, Buraka Som Sistema, Celine Dion, Cesária Évora, Chrissie Hynde dos The Pretenders, Toni Garrido dos Cidade Negra, Daniela Mercury, David Byrne, Debbie Harry dos Blondie, Diamanda Galás, Neil Hannon dos Divine Comedy, Djavan, Fafá de Belém, Fausto, Gabriel O Pensador, Sandra Nasic dos Guano Apes, Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso, Iggy Pop, Jay-Jay Johanson, Joanna, Jorge Palma, José Carreras, JP Simões, Mariah Carey, Né Ladeiras, Ney Matogrosso, Oasis, Oliver Shanti, Paulo Furtado, Pete Doherty, Ricky Martin, Rui Veloso, Salif Keita, Saul Davies dos James, Sérgio Godinho, Skin dos Skunk Anansie, Sting, Tina Turner, Tindersticks, Titãs, Tony Bennett, Whitney Houston, Yes e José Mário Branco.

       

      PONTO FINAL